From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

Funai coopera com biometria dos xavantes; Barra do Garças corre o risco de perder mais de 10 mil eleitores

18/03/2019

Fonte: Folha MT http://www.folhamt.com.br/



Cerca de 1.700 eleitores A'uw? Uptábi Xavante da Terra Indígena São Marcos devem realizar o recadastramento biométrico até o dia 29 de março. Durante este mês, um ônibus da prefeitura de Barra do Garças tem feito o transporte diário de aproximadamente 100 indígenas até a sede do município para que possam se recadastrar. A Funai é uma das instituições que colaboram com a medida.

O titular da Coordenação Regional Xavante da Funai, Carlos Henrique da Silva, ressaltou a importância da Fundação no cumprimento de sua função institucional. "Estamos contentes de efetivar a principal prerrogativa da Funai: coordenar a política indigenista, que é papel de todo o Estado brasileiro. Essa iniciativa só se tornou viável graças ao efetivo envolvimento das lideranças e comunidades A'uw? Uptábi, que acompanham e participam das atividades desde o planejamento até a execução", afirmou.

A integração entre os órgãos públicos foi ressaltada pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Dr. Joãozinho: "É muito importante a união para o atendimento dessa demanda tão legítima dos nossos munícipes Xavante. É governança para quem realmente precisa", disse o vereador. O recadastramento biométrico é obrigatório para o eleitorado de 26 municípios de Mato Grosso. Atualmente, mais de um milhão de eleitores do estado já fizeram o cadastramento. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral é atingir o percentual de 75% de eleitores cadastrados biometricamente, até o final do prazo, no próximo dia 29 deste mês.

Com apoio da CR Xavante, o recadastramento dos indígenas atende à recomendação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso por meio da 9ª Zona Eleitoral. O projeto conta com a participação da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Cartório Eleitoral e Funai.



http://www.folhamt.com.br/artigo/331773/Funai-coopera-com-biometria-dos-xavantes;-Barra-do-Garcas-corre-o-risco-de-perder-mais-de-10-mil-eleitores
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.