From Indigenous Peoples in Brazil

News

Povos indígenas Xerente e Krahô reclamam ao MPF sobre extração ilegal de madeira

06/12/2019

Fonte: Ministério Publico Federal - http://www.mpf.mp.br



Lideranças falaram sobre ação de madeireiros nas terras indígenas e outros problemas

Na terça-feira (3), representantes dos povos indígenas Xerente e Krahô estiveram na Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1) para reclamar sobre a extração ilegal de madeira em seus territórios no Tocantins, além de relatarem outros problemas como arrendamento de terra e mineração. Eles foram recebidos pelo procurador regional da República Felício Pontes Jr.

Os indígenas explicaram que a proteção das florestas é importante para sua sobrevivência e demonstraram preocupação com possíveis conflitos envolvendo madeireiros na região. Segundo os relatos, apesar das denúncias da ação irregular de madeireiros, nenhuma providência foi tomada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Outros problemas - Os indígenas também reclamaram da dificuldade de acesso à educação e sobre a retirada dos marcos de delimitação das terras indígenas. Eles relataram o uso de água das terras indígenas para as plantações de cana-de-açúcar e que aviões passam espalhando agrotóxicos na região, o que provoca coceiras no corpo dos habitantes.

Os indígenas Krahô falaram ainda sobre a tentativa de criação de um conselho comunitário nas aldeias sob a fiscalização da Polícia Militar. Entretanto, as 29 aldeias que compõem o povo concordam que a autonomia para resolução de conflitos internos é dos líderes indígenas, de forma a respeitar sua tradição e cultura. Além disso, a fiscalização para esses casos deve ser da Polícia Federal.

O assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Adelar Cupsinski, acompanhou a reunião. Entre os encaminhamentos está oficiar à Secretaria de Segurança do Estado do Tocantins para suspensão da Polícia Comunitária Indígena. Também haverá solicitação à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Tocantins para fechamento da prisão que foi criada na Aldeia Pedra Branca e na Aldeia Cachoeira, na Terra Indígena Kraô.
What do you want to do ?
New mailCopy
Lideranças falaram sobre ação de madeireiros nas terras indígenas e outros problemas

Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional da República da 1ª Região
(61) 3317-4583/ 4862
www.mpf.mp.br/regiao1
Twitter: @MPF_PRR1




http://www.mpf.mp.br/regiao1/sala-de-imprensa/noticias-r1/povos-indigenas-xerente-e-kraho-reclamam-ao-mpf-sobre-extracao-ilegal-de-madeira
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source