From Indigenous Peoples in Brazil

News

Tribunal manda retirar invasores de terra indígena

17/11/2020

Fonte: Fátima Missionária - https://www.fatimamissionaria.pt/52508



Tribunal manda retirar invasores de terra indígena
Ordem havia sido dada há 10 anos mas nunca foi cumprida. Agora, a nova decisão judicial dá 90 dias às entidades responsáveis pela gestão dos territórios indígenas para que façam cumprir a medida

BY FRANCISCO PEDRO
17 DE NOVEMBRO, 2020

A regularização fundiária e a consequente expulsão dos invasores das Terras Indígenas Paquiçamba e Cachoeira Seca, no estado brasileiro do Pará, era uma das condicionantes da licença de construção da Barragem de Belo Monte, que estava em vigor desde 2010 e deveria ter sido finalizada em 2015.
Como nunca foi cumprida, o Ministério Público Federal avançou com uma ação civil e o tribunal ordenou agora que a União e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) concluam os processos de regularização no prazo de 90 dias, através de um plano de trabalho que inclua a demarcação, homologação e desintrusão dos territórios. A decisão é já considerada uma vitória para os povos indígenas Arara e Juruna.
"Assim eu acredito que não haverá mais desmatamento e invasões dentro da nossa terra. Espero que a regularização fundiária seja concluída o mais rápido possível", reagiu Giliarde Juruna, cacique da aldeia Mïratu, na Terra Indígena (TI) Paquiçamba, em declarações aos técnicos do Instituto Socioambiental.
A Terra Indígena de Cachoeira Seca, morada dos Arara, povo de recente contato, carrega o recorde negativo de ser uma das TI's mais desmatada no país nos últimos seis anos. À revelia de denúncias dos indígenas e seus parceiros, as invasões, roubo de madeira, pecuária e grilagem têm continuado no território.
Em 2016, pico da invasão, foi retirado o equivalente a 1,2 mil camiões de madeira ilegal, e no ano passado foram desmatados 7,9 mil hectares dentro da Terra Indígena. Desde 2009, mais de 251 quilómetros quadrados de floresta foram derrubados, uma área maior do que o município de Cuiabá, a capital do estado de Mato Grosso.

https://www.fatimamissionaria.pt/52508/tribunal-manda-retirar-invasores-de-terra-indigena/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source