From Indigenous Peoples in Brazil

News

Governo Federal cria "Comitê para a Promoção de Políticas Públicas de Proteção Social dos Povos Indígenas"

06/10/2023

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Publicado em 06/10/2023 17h31

Por meio do Decreto no 11.707, de 18 de setembro de 2023, o Governo Federal instituiu o "Comitê para a Promoção de Políticas Públicas de Proteção Social dos Povos Indígenas". A cerimônia de lançamento do comitê, organizada pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI), ocorreu na quinta-feira, 5 de outubro, no Palácio Itamaraty, e contou com a presença de diversas autoridades.

O comitê tem como missão garantir os direitos sociais e promover o bem viver dos povos indígenas, contemplando as áreas da educação escolar indígena diferenciada, segurança alimentar e nutricional, saúde e saneamento básico, erradicação do preconceito e da discriminação, acesso à moradia digna, regularização da documentação civil, acesso a benefícios assistenciais e previdenciários, desenvolvimento de projetos de infraestrutura comunitária e segurança.

Enquanto coordenadora do comitê, a secretária em exercício, Joziléia Kaingang, da Secretaria de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas (Seart) do MPI, deu início à cerimônia, celebrando também o aniversário de 35 anos da Constituição Cidadã de 1988. "Esse é um dia histórico. A Constituição foi concebida em um processo de lutas por direitos civis e sociais do movimento indígena e aliados. E é celebrada por nós como um novo patamar das relações do Estado com a sociedade", comentou, pontuando que a instauração do comitê vem para consolidar essa caminhada na garantia dos direitos sociais, culturais e do bem viver dos povos indígenas.

A ministra do MPI, Sonia Guajajara, esclareceu que o comitê é composto por 24 órgãos de Estado, os quais deverão unir esforços na busca da "efetivação das políticas públicas e dos direitos dos povos indígenas". Nesse sentido, ela ponderou que, por alguma falha técnica, "o Ministério da Igualdade Racial [MIR] não foi incluído no decreto, mas vai fazer parte deste importante comitê". Sonia também saudou a Constituição Cidadã: "Essa Constituição é reconhecida como uma das constituições mais bem elaboradas do mundo, garantido os direitos civis, sociais e culturais dos povos indígenas".

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) é um dos órgãos integrantes do comitê e foi representada na cerimônia por sua presidenta, Joenia Wapichana. Ela parabenizou a iniciativa do MPI por seu empenho em reunir diversos órgãos em prol dos direitos sociais indígenas: "O comitê é um esforço coletivo e requer a participação de todos", ressaltou. Sobre o aniversário da Constituição Federal, Joenia observou que ela "rompe com um paradigma tutelar e assimilacionista dos povos indígenas", fortalecendo sua proteção social integrada com os direitos territoriais e ambientais.

Representando a Funai, a coordenadora-geral de de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS), Andrea Prado, foi designada como membra titular do comitê, tendo como suplente a coordenadora de Gênero, Assuntos Geracionais e Participação Social (Cogen), Lidia Lacerda.

Transparência e Participação Social

Pautadas pela transparência e participação social, as reuniões do "Comitê para a Promoção de Políticas Públicas de Proteção Social dos Povos Indígenas" contarão com a presença de representantes da Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público Federal (MPF), Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e segmentos sociais indígenas. Também poderão participar das reuniões representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, e especialistas com notório conhecimento na temática indígena.

Composição do Comitê

I - Ministério dos Povos Indígenas, que o coordenará;
II - Advocacia-Geral da União;
III - Casa Civil da Presidência da República;
IV - Ministério das Cidades;
V - Ministério da Cultura;
VI - Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
VII - Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome;
VIII - Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania;
IX - Ministério da Educação;
X - Ministério do Esporte;
XI - Ministério da Justiça e Segurança Pública;
XII - Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima;
XIII - Ministério das Mulheres;
XIV - Ministério do Planejamento e Orçamento;
XV - Ministério da Saúde;
XVI - Ministério da Igualdade Racial;
XVII - Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República;
XVIII - Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República;
XIX - Secretaria-Geral da Presidência da República;
XX - Fundação Nacional do Povos Indígenas (Funai);
XXI - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama);
XXII - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio);
XXIII - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); e
XXIV - Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/governo-federal-cria-201ccomite-para-a-promocao-de-politicas-publicas-de-protecao-social-dos-povos-indigenas201d
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source