From Indigenous Peoples in Brazil

News

Autoridades investigam morte de líder indígena que fez denúncia na ONU

31/10/2023

Fonte: ISTO É - https://istoe.com.br



Autoridades investigam morte de líder indígena que fez denúncia na ONU

AFPi
31/10/2023 - 20:33

Autoridades investigam a suposta morte por afogamento de um líder indígena que denunciou na ONU atos de desmatamento e invasões de terras do seu povo, anunciou nesta terça-feira a Polícia Federal.

Em 28 de setembro, Tymbektodem Arara expôs no Conselho de Direitos Humanos da ONU a luta do povo Arara contra a presença de mais de 2 mil invasores na terra protegida Cachoeira Seca, norte do Pará.

"Viemos aqui para exigir que se respeite nossa vida e o nosso território", disse o líder indígena em vídeo durante a 54ª sessão do Conselho, com sede em Genebra. Ele denunciou o desmatamento no território e disse que as invasões são consequência da instalação da hidrelétrica de Belo Monte, inaugurada em 2016 no Pará.

O corpo de Tymbektodem foi encontrado 16 dias depois, no rio paraense Iriri, com sinais de afogamento, informou a imprensa. Ele tinha cerca de 40 anos, segundo a ONG Conectas Direitos Humanos.

A Polícia Federal do Pará confirmou à AFP que abriu uma investigação: "A causa da morte é apurada em investigação aberta pela Polícia Federal, na delegacia da cidade de Altamira."

Margeada pelo rio Iriri, a Terra Indígena Cachoeira Seca compreende uma área de 7.340 km² habitada por 88 integrantes do povo Arara, segundo dados do Instituto Socioambiental.

https://istoe.com.br/autoridades-investigam-morte-de-lider-indigena-que-fez-denuncia-na-onu/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source