From Indigenous Peoples in Brazil

News

Morre líder Guarani-Kaiowá Damiana Cavanha do Apika'i, aos 84 anos

08/11/2023

Autor: Fabíola Sinimbú

Fonte: Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br



Damiana estava internada em hospital de Dourados, em MS

Publicado em 08/11/2023 - 15:22 Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) publicou nesta quarta-feira (8) uma nota de pesar pelo falecimento, na tarde de terça-feira (7), da cacica Guarani-Kaiowa, Damiana Cavanha. A líder indígena que ficou conhecida por defender a Terra Indígena Apika'i, em Dourados, em Mato Grosso do Sul, faleceu aos 84 anos, no Hospital Missão Evangélica Caiuá.

A nota destaca que a "anciã e liderança indígena Damiana passou a vida lutando pelos direitos territoriais de seu povo."

A história de Damiana foi marcada pela luta pela tekoha, palavra usada para definir onde ficam as tradições e as raízes daquele povo indígena. Desde criança, Damiana viu seu povo ser expulso da terra que tradicionalmente sempre viveu.

Foi a partir de 2012, depois de 14 anos acampados às margens da BR-463, onde viu cinco parentes serem mortos atropelados, após a última expulsão da tekoha, que Damina fincou os pés na terra e, ao receber uma nova ordem de despejo a favor de Cássio Guilherme Bonilha Tecchio, proprietário da Fazenda Serrana, declarou: "Nunca mais sairemos daqui. Se nos matarem, peço que tragam pás para nos enterrar".

A rezadeira, líder espiritual, liderança política foi eternizada como símbolo de resistência, destaca ainda a nota da Funai. "O legado da cacica Damiana permanecerá vivo. Seu trabalho incansável e sua dedicação à causa indígena continuarão a ser uma fonte de inspiração para todos que se unem nessa missão."

Damiana faleceu e não viu a conclusão do processo de demarcação da tekoha Apika'i. A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com o Hospital Missão Evangélica Caiuá, para buscar informações sobre a causa da morte de Damiana, mas não teve retorno.

Edição: Maria Claudia

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-11/morre-lider-guarani-kaiowa-damiana-cavanha-do-apikai-aos-84-anos
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source