From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai contribui para diálogo sobre mudança de nome do Parque Nacional do Descobrimento

20/11/2023

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Publicado em 20/11/2023 14h27 Atualizado em 20/11/2023 14h34

Parque Nacional do Descobrimento (PND) está em pauta, com uma ação de escuta social promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, visando entender a perspectiva da sociedade em relação ao nome do parque. A criação, em 1999, ocorreu no contexto das celebrações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, sem consulta à comunidade. Movimentos sociais e comunidades indígenas tem destacado a necessidade de uma mudança que reflita a realidade histórica da região.

Na ocasião da assinatura do Termo Aditivo para a prorrogação do Termo de Compromisso no02/2018, firmado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o povo Pataxó em março deste ano, a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, sugeriu que o Parque Nacional do Descobrimento ganhe um nome em língua Pataxó, já que a palavra "descobrimento" não condiz com o histórico do Brasil, que, na verdade, foi invadido e não descoberto. Essa fala, somada à reivindicação da comunidade indígena, sensibilizou o ICMBio de modo que o parque será o primeiro a mudar de nome no Brasil.

Um grupo de trabalho, formado por conselheiros do PND e consultores externos tem liderado esse projeto. Reuniões presenciais e uma enquete online foram realizadas, abrindo espaço para a sociedade se manifestar sobre a possibilidade de mudança e sugerir novos nomes.Juliana Fukuda, chefe do Parque Nacional do Descobrimento, ressalta que o nome atual não reflete a importância ecológica do parque.

A iniciativa da Funai em apoiar esse processo de escuta social destaca seu compromisso com o diálogo aberto sobre questões que envolvem as comunidades locais e a preservação ambiental. As discussões sobre a mudança do nome ganharam força em fevereiro durante oficinas preparatórias da revisão do Plano de Manejo do PND.

O movimento de descolonização do nome destaca não apenas a necessidade de alterar o termo "Descobrimento" mas também questiona práticas coloniais associadas a esse nome. A palavra é vista como antropocêntrica, etnocêntrica e homogeneizadora, reforçando visões coloniais que marginalizam outras formas de vida e perspectivas.

O Grupo de Trabalho criado para debater a mudança apresentará os resultados em uma audiência pública em 1o de dezembro. Espera-se que essa iniciativa vá além da simples mudança de nome, contribuindo para a discussão mais ampla sobre heranças colonialistas no Brasil.

Participe da enquete online até 22 de novembro: https://abrir.link/yL2Wx

Assessoria de Comunicação/Funai
com informações do ICMBio e Conselho Consultivo do Parque Nacional do Descobrimento

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-contribui-para-dialogo-sobre-mudanca-de-nome-do-parque-nacional-do-descobrimento
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source