From Indigenous Peoples in Brazil

News

PF investiga morte de líder indígena que denunciou invasões à ONU

01/11/2023

Autor: Elijonas Maiada

Fonte: CNN Brasil -https://www.cnnbrasil.com.br



Tymbektodem Arara esteve no Conselho de Direitos Humanos da ONU e falou de demarcação de terras; ameaças são investigadas

Elijonas Maiada CNN

em Brasília

01/11/2023 às 10:42 | Atualizado 01/11/2023 às 13:44


A Polícia Federal (PF) no Pará investiga as circunstâncias da morte do líder indígena Tymbektodem Arara, na Terra Indígena Cachoeira Seca, a 250 km de Altamira, no Pará.
Ele era conhecido como "Tymbek" e foi encontrado morto em um rio, em 14 de outubro, supostamente por afogamento. A Delegacia da PF em Altamira abriu inquérito e investiga o caso. Fontes confirmaram o caso e informaram à CNN que tratam o caso sob sigilo.
O líder indígena esteve no Conselho de Direitos Humanos Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, e denunciou invasão de terras na Terra Indígena Cachoeira Seca, onde vive a etnia Arara.

"Somos um povo de contato inicial, viemos aqui para exigir que se respeite nossa vida e nosso território. Já sofremos muitas invasões", declarou, à época.

A CNN apurou que, após o episódio, Tymbek recebeu áudios intimidadores, como "você não tem medo?" ou "Que bom que está defendendo sua terra...", sendo esse segundo em tom de ironia, segundo pessoas próximas a ele. Ao chegar no Pará, ele foi escoltado pela Força Nacional até chegar na terra indígena onde morava.
O líder também era professor e presidente da associação Kowita, além de estudioso da língua Arara.

A ONG Conectas de Direitos Humanos divulgou nota de pesar. "Tymbektodem partiu deixando um legado inestimável para o povo Arara, de recente contato, e para toda a comunidade indígena do Brasil. Mais do que isso, ele era um guerreiro de seu povo, que lutou incansavelmente pelos direitos dos indígenas e pela proteção das terras e recursos naturais que sustentam suas comunidades."

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pf-investiga-morte-de-lider-indigena-que-denunciou-invasoes-a-onu/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source