From Indigenous Peoples in Brazil

News

Governo planeja ação permanente em terra Yanomami

09/01/2024

Fonte: Nexo Jornal - nexojornal.com.br



Casa Civil anuncia grupo com representantes de ministérios em Roraima. Forças Armadas e Polícia Federal devem ter presença na região. Território indígena sofre com invasões de garimpeiros

O governo federal pretende ter um grupo permanente em Roraima para combater o garimpo ilegal e as invasões ao território Yanomami, anunciou nesta terça-feira (9) o ministro da Casa Civil, Rui Costa.


A medida representa uma mudança na forma de lidar com o problema. A terra indígena viveu em 2023 uma crise humanitária, que suscitou ações emergenciais e operações federais ao longo do ano. Mas os garimpeiros retornaram à região.


R$ 1,2 bilhão será o valor destinado a medidas de combate a invasores no território Yanomami, segundo o governo


Garimpeiros e maquinários para a mineração de ouro retornaram à terra Yanomami meses depois das primeiras operações do governo em 2023, como revelou reportagem da agência Amazônia Real republicada pelo Nexo.


O cenário de janeiro de 2024 no território cenas chocantes de crianças desnutridas, com os ossos à mostra. Os indígenas sofrem com
malária e virose, em meio a rios poluídos tomados pela lama decorrente do garimpo ilegal, conforme mostrou o site G1.


Segundo o ministro da Casa Civil, será criada uma "casa do governo" em Roraima, com representantes de diferentes ministérios. A ideia é ter uma presença permanente das Forças Armadas e da Polícia Federal na região, conforme relatou a Agência Brasil. As ações serão detalhadas em 30 dias.


As medidas foram anunciadas após uma reunião de ministros com Luiz Inácio Lula da Silva, na qual o presidente afirmou que a região vive uma "guerra contra o garimpo ilegal", que deve ser tratada como "questão de Estado". A presença de uma ação permanente na região é uma demanda do Ministério dos Povos Indígenas há meses, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

https://www.nexojornal.com.br/extra/2024/01/09/governo-acao-permanente-contra-garimpo-em-terra-yanomami
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source