From Indigenous Peoples in Brazil

News

Candidato a deputado é preso por incitar violência em terra indígena

26/01/2024

Autor: Mirelle Pinheiro Carlos Carone

Fonte: Metrópoles -https://www.metropoles.com



O alvo estava foragido desde a operação Contra Golpe, da PF, deflagrada em setembro de 2023
Mirelle Pinheiro Carlos Carone
26/01/2024 10:20, atualizado 26/01/2024 10:20

A Polícia Federal (PF) prendeu nessa quinta-feira (25/1) Abimael Silva Ramos, 33 anos, suspeito de ter incitado atos violentos em setembro do ano passado para impedir combate ao desmatamento na Terra Indígena Ituna-Itatá.
O alvo estava foragido desde a operação Contra Golpe, da PF, deflagrada em setembro de 2023, que visou autores e participantes dos ataques naquele mesmo mês.

Após as investigações apontarem que ele estava morando na casa da namorada, em Marabá, o Grupo de Capturas da Delegacia de Polícia Federal na cidade realizou a prisão, com base em mandado de prisão preventiva vindo da Justiça Federal da 1ª Região.
As investigações também apontaram que o suspeito usava o aplicativo WhatsApp para enviar arquivos de áudio para diversos grupos de moradores da Vila Mocotó, localizada nas imediações da TI Ituna-Itatá, e região, no qual incitou explicitamente a prática de atos de violência e ilegalidade, tais como a derrubada de pontes, depredação de bens públicos e confrontos violentos com agentes de segurança.

Natural de Altamira (PA), Abimael Silva chegou a ser candidato ao cargo de deputado estadual pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

https://www.metropoles.com/distrito-federal/na-mira/candidato-a-deputado-e-preso-por-incitar-violencia-em-terra-indigena
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source