From Indigenous Peoples in Brazil

News

Protagonistas da Rede de Sementes visitam a Apremavi

19/02/2024

Fonte: Apremavi - https://apremavi.org.br/protagonistas-da-rede-de-sementes-visitam-a-apremavi/



Protagonistas da Rede de Sementes visitam a Apremavi

19 fev, 2024 | + Floresta, Notícias

Os coletores da Rede de Sementes de Abelardo Luz (SC) visitaram o Centro Ambiental e o Viveiro Jardim das Florestas nos dias 07 e 08 de fevereiro. Na mesma oportunidade, a Apremavi também recebeu representantes da Rede de Sementes do Vale do Ribeira, do estado de São Paulo.
O encontro buscou promover a troca de experiências entre os coletores e conhecimento do processo de produção de mudas no viveiro a partir das sementes coletadas. No primeiro dia do intercâmbio, os participantes conheceram a sede da Apremavi e a Trilha da Restauração, localizada no entorno do viveiro. Para finalizar o dia, percorreram a trilha do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica.
Já no segundo dia, a programação iniciou com uma conversa com Maria Tereza Veiga e Zelia Pupo, coletoras da Rede de Sementes Vale do Ribeira, além do Juliano Nascimento, engenheiro agrônomo do Instituto Socioambiental (ISA) e responsável técnico pela Rede de Sementes Vale do Ribeira. O trio contou a história da rede e a forma de organização do grupo. Além disso, as coletoras puderam contar suas experiências ao longo dos últimos anos como elos das suas comunidades. O elo é uma figura importante nas redes de sementes, responsável por organizar as entregas de sementes e orientar todos os integrantes sobre os acordos da rede.
Em 2022 técnicos da Apremavi fizeram uma visita à Rede de Sementes Vale do Ribeira - que integra o faz parte do Redário e é parceira da Apremavi - para conhecer a iniciativa e visitar a casa de sementes e viveiro no quilombo Nhunguara, bem como uma área em restauração por semeadura direta.
Juliano Nascimento comenta sobre a importância do encontro: "A troca de experiência entre coletores e coletoras de sementes nativas é essencial para o desenvolvimento de tecnologias sociais para a produção de sementes de base comunitária, possibilitando a partilha do conhecimento entre agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária, que sempre transmitiram seu conhecimento através da oralidade e do convívio com a floresta."

A segunda parte da manhã foi conduzida por Leandro Casanova, coordenador de projetos da Apremavi e Alex Sieves, viveirista da Apremavi. O grupo aprendeu sobre coleta, beneficiamento e armazenamento dos principais grupos de sementes nativas. Além disso, pôde conhecer melhor o processo de produção de mudas na Apremavi, desde a semeadura até a rustificação das mudas.
Ivanir Oliveira, moradora de Abelardo Luz e integrante da Rede de Sementes do município, conta como é participar participar da rede e do intercâmbio: "É uma experiência e um conhecimento muito gratificante você saber que coletou a semente do chão, cuidou dela, e agora ela já está ali crescendo. É muito prazeroso saber que aquela sementinha vai ser plantada em outro lugar e daqui há alguns anos vai produzir frutos também. É uma rede de sementes, mas também é uma rede de trabalho entre várias pessoas."
Autora: Marluci Pozzan
Revisão: Thamara Santos de Almeida e Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: Marluci Pozzan

https://apremavi.org.br/protagonistas-da-rede-de-sementes-visitam-a-apremavi/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source