From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas do Brasil foram usados por Lula, diz artigo da Newsweek

19/02/2024

Fonte: O Antagonista - oantagonista.com.br



O povo Yanomami ainda enfrenta os mesmos desafios de há um ano: desnutrição, violência, falta de medicamentos e de água potável e até morte", escreveu o jornalista.

O jornalista brasileiro, radicado na Bélgica, Raphael Tsavkko Garcia, que também é doutor em direitos humanos pela Universidade de Deusto (Espanha) escreveu para a revista de notícias semanal estadunidense, Newsweek, uma matéria na qual explica para os gringos porque os indígenas e ambientalistas não têm muito a comemorar com a chegada de Lula ao poder.

Rafael relembra que a sucessora de Lula, Dilma Rousseff, deu continuidade e aprofundou projetos econômicos do anterior governo Lula que ameaçavam o meio ambiente, notadamente a construção da hidrelétrica de Belo Monte, projeto considerado ilegal pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Segundo ele, o governo Dilma Rousseff marcou uma continuidade de políticas que privilegiavam os interesses econômicos em detrimento dos direitos ambientais e indígenas, o que levou, desde então a um sentimento de cautela entre os ativistas, que voltaram, porém, a ter esperanças com o retorno de Lula ao poder, principalmente pelo fato de ele ter nomeado a ambientalista Marina Silva como ministra do Ambiente e das Alterações Climáticas.

Além disso, a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018, representava um afastamento tão grande das questões indígenas e ambientais que qualquer coisa era melhor que nada.

A criação de um novo ministério, o Ministério dos Povos Indígenas, durante o terceiro mandato de Lula, também foi vista como um possível passo para abordar as preocupações dos indígenas.

O autor da matéria faz então um circunlóquio e usa eufemismos para concluir, afinal, que Lula negligenciou o referido ministério e que um ano após o terceiro mandato de Lula, pouco há para mostrar de ações e realizações reais.

O povo Yanomamy enfrenta os mesmos desafios
"Relatos de violência contra comunidades indígenas, atividades mineiras ilegais e conflitos fundiários continuaram a ser manchetes [...] O povo Yanomami ainda enfrenta os mesmos desafios de há um ano: desnutrição, violência, falta de medicamentos e de água potável e até morte", escreveu o jornalista. E denuncia:

"O governo de Lula prometeu priorizar os direitos indígenas, proteger o meio ambiente e cumprir os seus compromissos com tratados e acordos internacionais, mas até agora não o fez. Apesar de ser membro do gabinete de Lula, a Ministra Guajajara expressou frustração pela falta de financiamento e compromisso do governo com o seu ministério".

A conclusão da matéria é um desabafo cético e lúcido:

"Resta pouca esperança para o terceiro mandato de Lula. Mais uma vez, os indígenas do Brasil foram usados como ferramenta de propaganda e promessas de campanha vazias, sem qualquer mudança real.

Após a sua reeleição, os gestos de Lula para com esta população parecem ter sido meramente cosméticos, uma forma de apaziguar as críticas, enquanto no mundo real os indígenas continuam a ser perseguidos e mortos nas suas terras de origem".

https://oantagonista.com.br/brasil/indigenas-do-brasil-foram-usados-por-lula-diz-artigo-da-newsweek/#google_vignette
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source