From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF desmente fake news sobre suposta autorização para reinvasão de terra indígena no Pará e requisita inquérito à PF

18/03/2024

Fonte: MPF - https://www.gov.br



Não há possibilidade de ser cancelada a decisão que determinou a retirada de invasores da Terra Indígena Alto Rio Guamá

O Ministério Público Federal (MPF) alerta que é falsa a notícia que circula na região nordeste do Pará de que invasores retirados em 2023 da Terra Indígena Alto Rio Guamá agora podem reinvadir a área por decisão de uma pessoa que se autointitula 'juiz dr. Sampaio'.

A comunicação do MPF foi feita após a instituição ter recebido uma série de denúncias de moradores da região de que essas mentiras estão sendo disseminadas pelas redes sociais e estão criando tensão entre não indígenas e indígenas, gerando risco de conflitos.

O MPF reforça que essas informações são falsas porque não cabem mais recursos contra a sentença da Justiça Federal sobre o caso, cumprida no ano passado, com a operação realizada pelo governo federal de retirada dos não indígenas ocupantes da terra indígena.

Investigação policial - Diante da disseminação da notícia falsa, o MPF requisitou à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito policial para identificar os responsáveis pelas fake news.

Sobre o fato de um dos disseminadores da notícia falsa se apresentar como juiz, a Justiça Estadual publicou nota de esclarecimento para informar que essa pessoa não tem vínculo com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Em relação a um evento em que o autointitulado juiz incitou não indígenas a reinvadir a Terra Indígena Alto Rio Guamá, a Justiça Estadual destacou que não possui qualquer ligação com o evento e que não valida as informações prestadas.

Processo no 0000355-62.2012.4.01.3900

https://www.gov.br/povosindigenas/pt-br/assuntos/noticias/2024/03/mpf-desmente-fake-news-sobre-suposta-autorizacao-para-reinvasao-de-terra-indigena-no-para-e-requisita-inquerito-a-pf
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source