From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ex-servidor é preso por estuprar 20 indígenas na sede da Funai

20/03/2024

Autor: Mirelle Pinheiro, Carlos Carone

Fonte: Metrópoles - https://www.metropoles.com



O ex-servidor permaneceu na coordenação técnica em Nova Olinda do Norte (AM) por mais de dez anos

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (20/3), a Operação Hipólita para combater a prática de crimes de importunação sexual e corrupção passiva praticados contra indígenas.
Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão e outro de prisão preventiva contra um ex-servidor da Funai em Nova Olinda do Norte (AM).
O preso é suspeito de abusar sexualmente de pelo menos 20 adolescentes e mulheres indígenas durante o período em que era servidor da Funai. Alguns abusos teriam ocorrido na sede da fundação.

Operação Hipólita
A nome da operação tem referência à mitologia grega, na qual Hipólita era líder da Amazonas, em analogia à força física e mental que as indígenas de Nova Olinda do Norte demonstraram ao denunciar o ex-servidor, que permaneceu na coordenação técnica local por mais de dez anos.

https://www.metropoles.com/distrito-federal/na-mira/ex-servidor-e-preso-por-estuprar-20-indigenas-na-sede-da-funai
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source