From Indigenous Peoples in Brazil

News

Líder indígena critica negociação do governo para demarcar terras: 'Não estão à venda'

19/04/2024

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Líder indígena critica negociação do governo para demarcar terras: 'Não estão à venda'

Rodrigo Castro

19/04/2024

Liderança do povo Munduruku, Alessandra Korap criticou o governo por homologar ontem apenas duas terras indígenas: Cacique Fontoura, no Mato Grosso, e Aldeia Velha, na Bahia. A expectativa era que Lula anunciasse a demarcação de seis territórios.

Alessandra afirma que o governo precisa cumprir o que está disposto na Constituição, cujos dispositivos não preveem que governadores e empresários precisam ser ouvidos no processo de demarcação.

Em evento nesta quinta-feira, o presidente da República justificou que as outras quatro terras indígenas não foram homologadas por estarem ocupadas por centenas de pessoas não indígenas. Lula disse que está negociando a desocupação com governadores para evitar que se torne caso de polícia. Um deles, Jorginho Mello (PL-SC), deve ser chamado a Brasília após não receber Sonia Guajajara.

Diz Alessandra:

- É incoerente que o governo brasileiro fale para o mundo que está defendendo os povos indígenas, que está preocupado com o meio ambiente e mudanças climáticas, quando na verdade, está negociando os nossos territórios. Mas nossas terras e nossos filhos não estão à venda.

Lula já formalizou ao todo a demarcação de 10 territórios desde o início do governo. A promessa inicial era de 14 até o fim de 2023. Indígenas pressionam para acelerar o processo.

Segundo dados da Funai, há 259 territórios esperando pela regularização: 132 estão sob estudo, 48 estão delimitados e 67 tiveram declaração como terra indígena. Outros 12 receberam homologação, a última fase antes da demarcação, e 477 finalizaram a regularização. Existem ainda 490 áreas reivindicadas por indígenas e sob análise inicial da Funai.

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2024/04/lider-indigena-critica-negociacao-do-governo-para-demarcar-terras-nao-estao-a-venda.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source