From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai reforça no STF a importância da política de pagamento por serviços ambientais para a preservação da cultura indígena

14/10/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apresentou nesta segunda-feira (14) as ações que desenvolve relacionadas à Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNSA). A instituição também reforçou a importância de se avançar nessa pauta para a preservação dos modos de vida nos territórios tradicionalmente ocupados. A apresentação ocorreu no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, durante a quinta reunião de conciliação que discute as questões que envolvem os dispositivos da Lei 14.704/2023 e que ameaçam os direitos dos povos indígenas.

O evento contou com a participação da presidenta da Funai, Joenia Wapichana; da diretora de Proteção Territorial, Janete Carvalho; da diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta; do procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto à Funai, Matheus Antunes; e do coordenador-geral de Assuntos Fundiários, Manoel Prado.

A apresentação da Funai foi uma solicitação da mesa de conciliação na reunião anterior do STF para incrementar o debate sobre o aperfeiçoamento da Lei 14.704/2023. A diretora Lucia Alberta, que fez a explanação, falou sobre as legislações que embasam o pagamento por serviços ambientais, as ações que a Fundação desenvolve junto com as organizações indígenas, os desafios para se avançar nessa pauta e como essas iniciativas se relacionam com a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).

Segundo a diretora, está em curso no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) o processo de regulamentação da Política Nacional de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais). "A meta é fortalecer a participação da Funai e dos povos indígenas nesse processo para que as diversas modalidades de PSA possam ser acessadas por esses povos de modo a promover a conservação da biodiversidade, na medida em que o retorno financeiro pelos serviços prestados apoia a manutenção dos modos de vida e de seus territórios", ressaltou.

Por fim, Lucia Alberta reforçou o papel da autarquia indigenista na promoção dos direitos dos povos indígenas e de sua autonomia. "A Funai, na sua missão institucional de executar a política indigenista, tem a responsabilidade de acompanhar a implementação de ações e programas que estejam sendo desenvolvidos e executados em todo o país, para garantir que os direitos indígenas e os povos indígenas possam participar de todo o processo e serem ouvidos. A tutela acabou com a Constituição de 1988. Os povos indígenas têm sua autodeterminação e são eles quem têm que definir seu futuro, e nós como gestores públicos temos de garantir que eles possam ser ouvidos", destacou.

Entenda por que a Lei 14.704/202 é inconstitucional e viola os direitos dos povos indígenas

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-reforca-no-stf-a-importancia-da-politica-de-pagamento-por-servicos-ambientais-para-a-preservacao-da-cultura-indigena
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source