From Indigenous Peoples in Brazil

News

Co-presidente do Caucus Indígena participa de mesa sobre Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade

22/10/2024

Autor: Robson Delgado Baré

Fonte: Coiab - https://coiab.org.br



O painel foi formado por membros dos povos indígenas e comunidades locais do Brasil e da Colômbia

Finalizando o dia 21 de outubro na Conferência das Partes na 16ª Conferência da Diversidade Biológica com tema central do dia "Marco Global da Biodiversidade", A Co-Presidente do Fórum Internacional de Povos Indígenas sobre Mudanças do Clima (IIPFCC), representando a América Latina e Caribe, Sinéia do Vale, do povo Wapichana participou da mesa "Rumo a 2030: estratégias nacionais e implementação de NBSAPs e o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal na América Latina". O painel ocorreu na Zona Verde da COP16 da CDB onde foi palestrado sobre a importância dos povos indígenas e comunidades locais para o enfrentamento das mudanças e preservação e conservação da biodiversidade.

Sinéia em sua fala inicial mostrou o desenho de uma planta endêmica da Amazônia na região do estado de Roraima (Brasil), a planta hoje ajuda no conhecimento de como a seca está agindo nos territórios e como as mudanças climáticas fizeram a planta se adaptar para reconhecer o ambiente em que vive. A co-presidente do Caucus Indígena também fala sobre a certeza de que os povos indígenas são o caminho para o combate da crise ambiental no mundo, "respeitando nossos conhecimentos ancestrais, sabemos que somos responsáveis pela maior aérea preservada na amazônia no Brasil, através dos nossos territórios." e enfatiza que a presença dos povos indígenas deve ser considerada de outras formas "Nós, povos indígenas por essa importância na preservação e manutenção na natureza devemos estar nos espaços de negociação, somos nós que estamos vivendo e em contato com a terra. Nós podemos e devemos falar por nós mesmo, esse é uma meta para a COP30".

As NBSAPs, conhecidos também como os Planos Nacionais de Ação para a Biodiversidade (EPANB), são estratégias que desempenham um papel fundamental como ferramenta de gestão integrada das ações nacionais voltadas para a conservação da biodiversidade e o uso sustentável de seus componentes, além de promover a justa e equitativa repartição dos benefícios do uso da biodiversidade. A EPANB funciona como um instrumento essencial para monitorar o progresso das ações brasileiras em direção ao alcance das metas estabelecidas, garantindo que o país cumpra seus compromissos internacionais e promova práticas sustentáveis em relação à biodiversidade. Por meio de debates com os povos indígenas e comunidades locais do Brasil, uma das deliberações para o Governo brasileiro é a garantia de seus territórios.

A programação da COP16 com participação da delegação da Coiab pode ser acessada aqui.

A participação da Coiab na COP 16 é viabilizada por meio da parceria com a Hivos, por meio da iniciativa Vozes pela Ação Climática Justa - VAC, e conta ainda com o apoio do Fundo Indígena da Amazônia Brasileira (Podáali), Greenpeace Brasil, WWF, Unicef, WCS, Fossilfueltreaty, 350.org, Ford Fundation e Fundo Brasil.

https://coiab.org.br/co-presidente-do-caucus-indigena-participa-de-mesa-sobre-estrategia-e-planos-de-acao-nacionais-para-a-biodiversidade/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source