From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai inaugura novo prédio da Coordenação Técnica Local de Eirunepé, no Amazonas

29/11/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) inaugurou nesta sexta-feira (29) o novo prédio da Coordenação Técnica Local (CTL) de Eirunepé, no Amazonas. Vinculada à Coordenação Regional (CR) Vale do Javari. A unidade atenderá aos povos das Terras Indígenas Vale do Javari, Kulina do Médio Juruá, Kanamari do Rio Juruá, Mawetek e Cacau do Tarauacá. O território é reconhecido por abrigar a maior concentração de grupos indígenas em isolamento voluntário no mundo.

Este espaço representa um avanço não só para a Funai, mas principalmente para os povos indígenas, assegurando um local digno para atendimento. É com iniciativas assim que avançamos nas políticas públicas.

Joenia Wapichana, presidenta da Funai
Construído com recursos da Funai, o novo espaço foi projetado para garantir maior eficiência e agilidade no atendimento às demandas locais, fortalecendo a autonomia e os direitos dos povos indígenas. A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, destacou a relevância da inauguração. "Este espaço representa um avanço não só para a Funai, mas principalmente para os povos indígenas, assegurando um local digno para atendimento. É com iniciativas assim que avançamos nas políticas públicas," afirmou.

Joenia também reforçou o papel da Funai como articuladora da política indigenista. "Desde a Constituição de 1988, a Funai compartilha responsabilidades com outras esferas governamentais. Nosso papel hoje é orientar e articular políticas públicas para garantir os direitos dos povos indígenas," explicou.

Durante o evento, Nelly Dollis, coordenadora da CR Vale do Javari, enfatizou a importância da colaboração entre instituições e comunidades indígenas. "As CTLs são os olhos da Funai na região. É fundamental que as lideranças indígenas participem ativamente na construção de políticas públicas," afirmou.

A cerimônia contou com a participação de lideranças indígenas, autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes da Funai, como as diretoras Lucia Alberta Baré, de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, e Mislene Metchacuna, de Administração e Gestão; o ouvidor em exercício, Igor Sousa; o chefe da CTL de Eirunepé, Francisco Neto; e o coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, Iltercley Rodrigues.

A Funai opera 39 Coordenações Regionais (CRs) no Brasil, responsáveis por implementar ações de proteção aos direitos indígenas, etnodesenvolvimento e gestão ambiental e territorial. Vinculadas às CRs, as Coordenações Técnicas Locais ampliam o alcance da autarquia e qualificam a defesa dos direitos dos povos indígenas.

Na região do Vale do Javari, cinco CTLs estão sob a jurisdição da CR: Atalaia do Norte II, Atalaia do Norte III, Palmeira do Javari I, Palmeira do Javari II e Eirunepé. A Terra Indígena Vale do Javari é habitat dos povos Marubo, Matis, Kanamari, Kulina e Mayuruna, além de grupos de recente contato, como os Korubo e Tyohom Dyapa, e outros como os Kulina Madja, Kanamari e Deni.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-inaugura-novo-predio-da-coordenacao-tecnica-local-de-eirunepe-no-amazonas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source