From Indigenous Peoples in Brazil

News

Em Santa Catarina, indígenas eram mantidos como escravos na roça

10/12/2024

Fonte: Brasil Norte Comunicações - https://bncamazonas.com.br



Operação do MTE resgata sete indígenas Guarani-Mbya em condições análogas à escravidão em SC.

Em uma operação de fiscalização realizada na última sexta-feira (6/12), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou sete trabalhadores indígenas da etnia Guarani-Mbya que estavam em condições análogas à escravidão em uma fazenda produtora de mandioca, localizada na zona rural de Itapiranga, Santa Catarina.

Condições degradantes

Os trabalhadores viviam em barracos de lona e madeira, com piso de terra batida, sem portas, janelas ou acesso a água potável e banheiros. Entre os resgatados, havia crianças e dois menores de 18 anos, submetidos ao ambiente insalubre. Nenhum trabalhador possuía carteira assinada ou vínculo formal, e os encargos trabalhistas não eram pagos pela empresa, configurando graves violações dos direitos trabalhistas.

Medidas tomadas

A auditoria fiscal emitiu 30 autos de infração, determinou a interrupção imediata das atividades e notificou o empregador a regularizar os contratos, rescindi-los e pagar R$ 56.899,56 em valores rescisórios. Guias de Seguro-Desemprego também foram emitidas, garantindo aos resgatados o direito de receber três parcelas de um salário mínimo.

Apoio e reparação

A Fundação Nacional dos Povos Originários (Funai) terá 180 dias para trabalhar na identificação ou criação de uma reserva indígena.

A Polícia Federal (PF) tem um prazo de 90 dias para regularizar a documentação dos trabalhadores resgatados.

Já a Prefeitura de Itapiranga foi recomendada a providenciar, em até 30 dias, um local provisório adequado para acomodar os indígenas.

A operação foi conduzida pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) em parceria com o Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal.

https://bncamazonas.com.br/municipios/indigenas-9/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source