From Indigenous Peoples in Brazil

News

Brasil cada vez mais seco: país perdeu o dobro da área da cidade de São Paulo em superfície de água

22/03/2025

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Brasil cada vez mais seco: país perdeu o dobro da área da cidade de São Paulo em superfície de água
Relatório aponta que essa é uma tendência constante: desde 1985, a área dos rios e lagos do Brasil reduziu 15%

22/03/2025

O Brasil, que contém 12% da água doce do planeta, especialmente na Amazônia, enfrenta uma redução contínua em sua superfície de água devido à exploração da terra e eventos climáticos, segundo um relatório publicado nesta sexta-feira. Foram 400 mil hectares de superfície de água perdidos em 2024, uma extensão que equivale a mais de duas vezes a cidade de São Paulo.

Essa é uma tendência constante: desde 1985, a área dos rios e lagos do Brasil reduziu 15%. Somente entre 2023 e 2024, o país perdeu 2% de seu território coberto por água, segundo a plataforma de monitoramento MapBiomas. No ano passado, o território do país coberto por corpos hídricos e reservatórios ficou em 17,9 milhões de hectares versus 18,3 milhões registrados em 2023.

- A dinâmica de ocupação e uso da terra no Brasil, junto com eventos climáticos extremos, causada pelo aquecimento global, está deixando o Brasil mais seco - alerta Juliano Schirmbeck, coordenador técnico do MapBiomas Água.

Quase dois terços da superfície de água do país estão localizados na Amazônia, que desempenha um papel crucial na regulação do clima local e mundial devido à sua capacidade de absorver dióxido de carbono. Atingida por uma seca extrema, a região perdeu 3,6% dos seus recursos hídricos no ano passado, em comparação com a média histórica.

Este fenômeno é consequência de secas, superexploração de aquíferos, desenvolvimento urbano ou modificação de canais naturais. Impacta negativamente a biodiversidade, a produção agrícola e as comunidades que dependem dos recursos hídricos para sua subsistência.

O Pantanal foi o bioma mais afetado, com 61% menos superfície de água em relação à média desde 1985. Os incêndios que devastaram a maior área úmida do planeta, localizada ao sul da Amazônia, aceleraram essa redução.

Embora a área de superfície de água "antropogênica" (reservatórios, represas) no Brasil tenha crescido 54% desde 1985, isso não compensa a tendência geral de perda natural de água, observa o relatório do MapBiomas.

"Esses dados servem como um alerta sobre a necessidade de estratégias adaptativas de gestão hídrica e políticas públicas que revertam essa tendência", disse Schirmbeck.

https://oglobo.globo.com/blogs/clima-extremo/post/2025/03/brasil-cada-vez-mais-seco-pais-perdeu-o-dobro-da-area-da-cidade-de-sao-paulo-em-superficie-de-agua.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source