From Indigenous Peoples in Brazil

Notícias

Mutirão médico vai a territórios indígenas no Tocantins durante Dia Mundial da Saúd

06/04/2025

Fonte: OESP - https://www.estadao.com.br/



Mutirão médico vai a territórios indígenas no Tocantins durante Dia Mundial da Saúde
Iniciativa planeja atender 650 pacientes em 24 aldeias na Ilha do Bananal

Malu Mões

06/04/2025

Liderada pela cardiologista Ludhmila Hajjar, que comanda o departamento da especialidade no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, uma equipe com cerca de 30 médicos vai passar a próxima semana, que comemora o Dia Mundial da Saúde nesta segunda-feira (7), em um mutirão de atendimentos voltado a mulheres indígenas no Tocantins.

A iniciativa planeja atender 650 pacientes em 24 aldeias na Ilha do Bananal, uma das maiores ilhas fluviais do mundo, marcada pela concentração de territórios indígenas. Haverá oferta de vacinação e exames preventivos de câncer de mama e de colo do útero, além de avaliações gerais e de especialistas - acompanhamentos escassos na região devido ao déficit de médicos e ao difícil deslocamento até as terras indígenas.

Para Ludhmila, a ação chama atenção para a falta de acesso sistemático e contínuo a saúde de qualidade nas terras indígenas. "Nós já tivemos problemas graves nos últimos anos de mortalidade, de baixa vacinação. Essa iniciativa mexe com o nosso senso de cidadania, chamando a atenção de todos que devemos ampliar as nossas fronteiras, quebrar essas barreiras e cuidar dessas pessoas", diz a médica.

A ação é organizada pelo Conselho Nacional de Justiça, através da iniciativa da conselheira Daiane Nogueira de Lira, e é realizado em parceria com os governos federal, estadual e municipais, além do apoio de instituições privadas, como a Rede D'Or, Hospital Albert Einstein, Associação dos Magistrados Brasileiros, Associação Brasileira de Planos de Saúde, entre outros.

"A integração do público com o privado só beneficia a população brasileira. Nós temos o maior sistema universal de saúde do mundo. Mas somos 210 milhões de brasileiros. Não há um sistema que seja capaz e autossuficiente para, de forma integral, universal e de altíssima qualidade, levar tudo para a população como um todo. Então, essas parcerias são fundamentais", avalia Ludhmila Hajjar.

https://www.estadao.com.br/cultura/alice-ferraz/mutirao-medico-vai-a-territorios-indigenas-no-tocantins-durante-dia-mundial-da-saude/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.