From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai defende presença indígena nos espaços de poder em participação no 1o Encontro Nacional de Gestores (as) Indígenas

17/05/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A presença de indígenas em espaços de decisão é essencial na elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para essa população. Foi o que reforçou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) durante o 1o Encontro Nacional de Gestores (as) Indígenas, realizado em Brasília, nos dias 15 e 16 de maio. O encontro contou com a participação de pelo menos 61 gestores e gestoras indígenas que atuam nas esferas estaduais e municipais de diversas partes do Brasil.

Entre os objetivos do evento, promovido pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI), estão o fortalecimento das estruturas institucionais dedicadas aos povos indígenas para ampliar o diálogo direto com órgãos do Governo Federal e as possibilidades de articulação e cooperação entre diferentes regiões do país.

O coordenador-geral de Gestão Ambiental, Francisco Itamar Gonçalves, foi um dos representantes da Funai no encontro. Ele destacou a importância do protagonismo dos povos indígenas na formulação e execução de políticas públicas, especialmente àquelas que os afetam diretamente. O coordenador usou como exemplo a atual composição da Funai.

"Dos 39 coordenadores regionais da Funai, 36 são indígenas. Isso também é uma forma de colocarmos gestores estratégicos em áreas estratégicas para uma gestão mais eficiente e revitalizar todo aquele processo cultural perdido dentro dos territórios indígenas", ressaltou Francisco Itamar em participação na mesa do painel "Aldear o Estado: o papel dos gestores(as) indígenas no fortalecimento institucional". Ele esteve acompanhado do coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, Jefferson Fernandes do Nascimento, que também representou a Funai no evento.

A presença indígena na gestão da Funai não se restringe às Coordenações Regionais (CRs). A autarquia é presidida por Joenia Wapichana, do povo Wapichana, e conta com indígenas ocupando diferentes funções na estrutura administrativa na sede da instituição, em Brasília. É o caso das diretoras de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta, do povo Baré, e de Administração e Gestão, Mislene Metchacuna, do povo Ticuna. O Museu do Índio, órgão científico-cultural da Funai, com sede no Rio de Janeiro, também é gerido por uma indígena, a diretora Fernanda Kaingang, do povo Kaingang.

Também participaram do mesmo painel o representante do MPI, Jecinaldo Sateré; a secretária dos Povos Indígenas do Estado do Ceará, Juliana Alves; o prefeito do município de São João das Missões (MG), Jair Xakriabá; e a secretária municipal dos Povos Originários de Maracanaú (CE), Mara Pitaguary.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-defende-presenca-indigena-nos-espacos-de-poder-em-participacao-no-1o-encontro-nacional-de-gestores-as-indigenas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source