From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF entrega a senadores documento com alerta sobre projeto de lei que enfraquece o licenciamento ambiental

19/05/2025

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



O Ministério Público Federal (MPF) entregou, nesta segunda-feira (19), à Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal documento em que expressa preocupação com o Projeto de Lei (PL) 2159/2021. O PL cria um marco regulatório para o licenciamento ambiental no país. No entanto, há trechos da proposta que fragilizam o procedimento e podem prejudicar a preservação do meio ambiente, bem como a proteção de povos e comunidades tradicionais, conforme alerta o MPF.

Elaborada pelas Câmaras de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR) e de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR) do MPF, a nota pública foi entregue pelo procurador da República, Daniel Azeredo, ao presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Fabiano Contarato (PT/ES), e à vice, senadora Leila Barros (PDT/DF).

"Precisamos aprofundar o debate em torno de temas abordados no projeto que podem enfraquecer o controle do estado sobre empreendimentos que impactam o meio ambiente, além de prejudicar a cultura e o modo de vida de indígenas e populações tradicionais", pontuou Azeredo, durante a reunião com os parlamentares.

O documento do MPF alerta, por exemplo, que o projeto de lei confere à manifestação de órgãos especializados - como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) - caráter apenas consultivo e não vinculante no processo de licenciamento. A norma enfraquece o papel institucional desses órgãos na proteção ambiental e cultural.

Além disso, o PL desconsidera territórios indígenas e tradicionais ainda não homologados, bem como os impactos indiretos que atividades desenvolvidas em áreas próximas a essas terras podem causar. Tais medidas, segundo o MPF, violam o princípio previsto na Constituição federal do desenvolvimento sustentável e tratados internacionais, como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Também participaram da reunião desta segunda-feira (19) o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, o diretor adjunto do Instituto Democracia e Sustentabilidade, Marcos Woortmann, e o diretor da Avaaz, Mauricio Guetta. Em maio do ano passado, o MPF já havia entregue ao Senado um outro documento com alertas sobre o projeto de lei.

https://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr2/2025/mpf-entrega-a-senadores-documento-com-alerta-sobre-projeto-de-lei-que-enfraquece-o-licenciamento-ambiental
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source