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Funai e CNPQ discutem parcerias para assegurar o acesso de estudantes indígenas de graduação a bolsas de iniciação científica

21/05/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) se reuniram nesta terça-feira (20) em Brasília para tratar de parcerias para fortalecer o acesso de estudantes indígenas de educação superior a bolsas de iniciação científica.

O CNPq já possui um programa voltado para ações afirmativas destinado a cotistas, como indígenas, negros e quilombolas. Trata-se do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af). A ideia é criar uma bolsa de iniciação científica específica para os estudantes indígenas que fazem cursos de graduação e levar para dentro das instituições públicas de ensino superior a interculturalidade dos conhecimentos indígenas. E, com isso, avançar nas pesquisas científicas envolvendo os conhecimentos tradicionais e aplicar o resultado nas aldeias.

Participaram da reunião a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, acompanhada da diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta, da coordenadora-geral de Promoção e Cidadania, Danielle Moura, e do coordenador de Processos Educativos, André Ramos. O CNPq esteve representado pelo presidente Ricardo Galvão, acompanhado da diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação, Dalila Andrade de Oliveira, e do coordenador-geral de Ciências Humanas e Sociais, Alisson Alexandre de Araujo.

Joenia agradeceu a proposta do CNPq e colocou a equipe técnica da Funai à disposição para avançar na materialização da ideia. Para ela, a iniciativa se traduz em mais uma estratégia do Governo Federal para o fortalecimento da educação escolar indígena e de combate ao racismo institucional contra os povos indígenas.

CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e promover a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento.

Educação escolar indígena
Os povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena. A coordenação nacional da política de Educação Escolar Indígena é de competência do Ministério da Educação (MEC), e a implementação é dos estados, municípios e Distrito Federal, os quais são responsáveis pela sua execução para que este direito seja garantido aos povos indígenas. Essa atribuição está definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e na Constituição Federal de 1988, quando trata do regime de colaboração entre os entes federados.

A Funai, enquanto autarquia federal especializada na política indigenista, possui atribuições na promoção do direito à educação dos povos indígenas. Entre elas está a articulação, o acompanhamento e a promoção das políticas e ações voltadas à educação indígena, sejam elas escolares ou comunitárias. Esse trabalho é executado pela Coordenação de Processos Educativos (Cope) que integra a Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC), vinculada à Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS).

Saiba qual é o papel da Funai na Educação Escolar Indígena

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-cnpq-discutem-parcerias-para-assegurar-o-acesso-de-estudantes-indigenas-de-graduacao-a-bolsas-de-iniciacao-cientifica
 

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