From Indigenous Peoples in Brazil

News

Brasil Indígena, Terra Demarcada

05/05/2025

Fonte: Clube de Criação - https://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/brasil-indigena-terra-demarcada/



Brasil Indígena, Terra Demarcada
Anitta, Juliette, Glória Pires e cia. em campanha

Anitta, Juliette, Glória Pires e cia. na campanha 'Brasil Indígena, Terra Demarcada'. Clique duas vezes na imagem para abri-la

05.05.25

Anitta, Juliette, Glória Pires, Dira Paes, Marcos Palmeira, Klebber Toledo e Alejandro Claveaux participam da campanha "Brasil Indígena, Terra Demarcada".

O esforço é uma realização da Mídia Indígena, com apoio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e do Instituto Socioambiental (ISA).

A campanha conta com um filme (assista aqui), que destaca que demarcar as terras indígenas significa proteger o Brasil.

A proposta da comunicação é evidenciar que esses territórios "são os mais preservados do país, com menos de 2% de desmatamento, enquanto terras privadas lideram a devastação".

No post nas mídias sociais, o texto alerta: "Sabia que o preço da comida que está no seu prato, a conta de luz no final do mês e as mudanças bruscas no clima têm tudo a ver com os povos indígenas? Eles eram milhões antes da colonização e, até hoje, protegem as florestas que regulam o clima no planeta. Eles são responsáveis pelo ar que respiramos, pela água na torneira e por boa parte da chuva indispensável à agropecuária no país".

Em um cenário de retrocessos, como a aprovação da tese do marco temporal, a campanha destaca que a "defesa dos direitos indígenas é mais urgente do que nunca". O esforço pretende lembrar o público que as terras indígenas são "fundamentais no combate às mudanças climáticas, armazenando carbono e regulando as chuvas que sustentam 80% da área da agropecuária nacional."

Clube de Criação 50 Anos


https://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/brasil-indigena-terra-demarcada/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source