From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai celebra evolução da participação indígena em bolsas de estudos da ONU

13/06/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) destacou nesta sexta-feira (13) a importância da participação indígena nos mecanismos das Nações Unidas de proteção dos direitos humanos. A afirmação da presidenta da Funai, Joenia Wapichana, foi durante a cerimônia de boas-vindas aos bolsistas do Programa de Bolsas de Estudo para Povos Indígenas, uma iniciativa do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). O evento ocorreu na Casa das Nações Unidas no Brasil, na capital federal.

"O Brasil sempre teve dificuldade em ter participantes indígenas nesse programa", analisou Joenia, relembrando a movimentação internacional para a constituição dos direitos humanos, bem como a evolução da participação indígena nos últimos anos. "Antes eram um ou dois representantes indígenas nesse programa, agora são 10 de diferentes regiões do país, uma oportunidade que não tinha há alguns anos", destacou a presidenta da Funai.

Ela incentivou os bolsistas a utilizarem os conhecimentos que serão adquiridos para fortalecer a defesa dos direitos indígenas. Também reforçou a importância dos estudantes disseminarem a suas culturas, a sua cosmovisão e ensinarem que a política indigenista não é responsabilidade de apenas uma instituição como a Funai, mas sim uma política transversal.

Amanda Vitoria da Silva, do povo Pankará, de Pernambuco, é uma das bolsistas. Ela disse que se inscreveu no programa como forma de apoiar o seu povo e ser uma das vozes indígenas a lutar pelo território Pankará. "Queremos que o nosso direito fundamental à terra seja um passo urgente e necessário para garantir a dignidade e longevidade dos nossos anciões e da cultura Pankará", afirmou.

O programa
O Programa de Bolsas de Estudo para Povos Indígenas foi iniciado em 1997 com o objetivo de proporcionar aos povos indígenas a oportunidade de aprender sobre o trabalho das instituições e mecanismos da Organização das Nações Unidas (ONU) que lidam com direitos humanos em geral e com questões relacionadas aos povos indígenas em particular. Trata-se de um passo significativo para garantir que as vozes dos povos indígenas sejam ouvidas em plataformas internacionais de grande importância.

Os mecanismos de direitos humanos são organismos que monitoram e cooperam com as obrigações e compromissos assumidos pelos países-membros das Nações Unidas decorrentes de tratados e outros instrumentos internacionais de direitos humanos.

Desde 2023, o programa conta com uma edição em língua portuguesa voltada para a participação de lideranças brasileiras. O treinamento é ministrado em Genebra, na Suíça, e oferece instruções em diversos idiomas, incluindo inglês, francês, espanhol, russo e português.

Para facilitar o acesso ao programa em língua portuguesa, há uma fase preparatória realizada em Brasília que acontece no período de 9 a 20 de junho, seguindo posteriormente para a fase em Genebra, na Suíça. Os participantes que concluírem o estágio poderão auxiliar melhor suas organizações e comunidades na proteção e promoção de seus direitos.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-celebra-evolucao-da-participacao-indigena-em-bolsas-de-estudos-da-onu
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source