From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai realiza escuta comunitária e monitoramento das ações educativas do Povo Ninam da Terra Indígena Yanomami

30/07/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou evento de monitoramento e avaliação das ações educativas emergenciais na aldeia Lassasi do povo Ninam, localizada no Alto Rio Mucajaí, na Terra Indígena Yanomami (TIY). A ação foi realizada por meio da Força-Tarefa para o Desenvolvimento Sustentável Yanomami e Ye'kwana (FTYY) entre os dias 18 e 30 de junho. A programação integrou a Escuta Comunitária e as ações Saberes Indígenas na Escola do Instituto Federal de Roraima (IFRR), do campus de Boa Vista, e Espaços Comunitários de Saberes, Cultura e Bem Viver Yanomami, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As iniciativas desenvolvidas pelo IFRR têm como foco a formação de professores e a produção de materiais didáticos próprios, alinhados aos saberes indígenas. Já a UFMG desenvolve a proposta que trata da construção de espaços físicos dignos, que sirvam às atividades de educação escolar.

Um dos momentos marcantes durante o evento foi a decisão coletiva do povo Ninam pela construção de uma nova escola. A própria comunidade definiu o local da obra, o modelo arquitetônico e os materiais que serão utilizados, garantindo que o espaço reflita seus conhecimentos, suas necessidades e seu modo de vida.

O vice-presidente da Associação Texoli, Eliseu Xirixana, que conduziu o processo com o apoio de anciãos e líderes espirituais da região, reagiu à ação com otimismo e com a expectativa de que terão suas reivindicações atendidas, após 15 anos de luta. "É uma alegria ver que estamos no lugar onde a escola será construída. Esperei por isso por muitos anos. Foram 15 anos de luta até chegarmos aqui. Estou muito emocionado", declarou Eliseu.

Mas a construção vai além das paredes. A pergunta feita durante o evento - "o que haverá dentro da escola?" - guiou os debates conduzidos pelo antropólogo Paulo Ferreira, da Força-Tarefa Yanomami e Ye'kwana, e o educador Matheus Vaz, consultor de educação do Ministério dos Povos Indígenas (MPI). Neste sentido, buscou-se dialogar com a comunidade sobre o projeto próprio da educação Ninam e sua importância para o fortalecimento cultural e territorial do povo.

Entre as atividades, foram produzidos materiais pedagógicos que reuniram professores, lideranças, estudantes e anciãos na criação de textos e ilustrações baseados nos saberes do povo Ninam e outros conteúdos que serão utilizados em sala de aula.

Para Paulo Ferreira, a conquista de espaços físicos dignos para estudantes e professores; a elaboração, junto às comunidades, de materiais didáticos específicos, interculturais, diferenciados e bilíngues ou multilíngues; o desenvolvimento do projeto político-pedagógico e do currículo próprio; e, especialmente, a garantia da autonomia e do protagonismo do povo Ninam na definição dos rumos da escola em seu território são elementos essenciais para a efetiva garantia dos direitos educacionais.

Estratégia de monitoramento
A FTYY, coordenada pela Funai em parceria com o MPI, desenvolveu uma metodologia interinstitucional para o monitoramento das ações no campo da Educação Escolar Indígena na Terra Indígena Yanomami, especificamente no contexto da emergência em saúde pública declarada em janeiro de 2023.

A metodologia, elaborada pela Coordenação de Processos Educativos (Cope) da Funai e testada em 2022, prioriza a participação indígena como elemento fundamental para a construção de políticas públicas respeitosas e alinhadas aos projetos educacionais próprios dos povos Yanomami e Ye'kwana. Com foco na mobilização comunitária, a estratégia busca promover o diálogo entre as comunidades indígenas, as secretarias de educação e os órgãos públicos responsáveis, assegurando o reconhecimento dos direitos específicos, interculturais e bilíngues na educação escolar indígena.

O monitoramento orienta-se por três eixos principais: formação, informação e mobilização comunitária, proporcionando a avaliação contínua dos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) firmados entre a Funai, o Ministério da Educação e outras instituições. Entre as atividades realizadas, destacam-se encontros técnicos e a Escuta Comunitária, que visa ampliar a participação direta das comunidades na avaliação e proposição de políticas educacionais que atendam às suas demandas.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-realiza-escuta-comunitaria-e-monitoramento-das-acoes-educativas-do-povo-ninam-da-terra-indigena-yanomami
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source