From Indigenous Peoples in Brazil

News

Direitos previdenciários: Funai e INSS levam atendimentos a terras indígenas de Rondônia

31/07/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Nacional dos Seguro Social (INSS) levaram atendimento previdenciário aos territórios dos povos indígenas Cinta Larga, Sakurabiat, Kwazá e Aikanã, em Rondônia. A ação conjunta itinerante, realizada no primeiro semestre de 2025, assegurou o acesso a direitos previdenciários, como aposentadoria por idade, benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) e salário-maternidade.

A Funai, por meio da Coordenação Regional (CR) de Cacoal, emitiu as Certidões de Exercício de Atividade Rural (CEAR) para a concessão dos benefícios. O documento visa comprovar o trabalho rural realizado por indígenas para o acesso a políticas previdenciárias. A presença da Funai e do INSS nas Terras Indígenas Roosevelt, Parque do Aripuanã, Kwazá do Rio São Pedro e Rio Mequéns superou uma das principais barreiras enfrentadas pelos indígenas: a dificuldade de deslocamento até a cidade para acessar esses serviços.

A servidora da Funai Angela Maria Santos participou da ação. Ela destacou que a iniciativa reafirma o compromisso da autarquia indigenista em garantir os direitos dos povos indígenas e contribuir para que as políticas públicas cheguem até às comunidades indígenas com equidade, dignidade e respeito às suas especificidades socioculturais.

"Atendemos um total de 35 indígenas que saíram com o benefício concedido em horas. Não precisaram se deslocar em média 140 km até a CR Cacoal para fazerem jus aos seus direitos adquiridos. Ações como essas devem ser prioridade por parte da Funai junto a outras instituições. Temos convicções que os objetivos foram alcançados", pontuou.

A Funai atuou na mobilização e orientação das comunidades indígenas, na emissão da CEAR e no apoio logístico para o deslocamento dos indígenas até os locais onde os atendimentos estavam sendo realizados dentro dos territórios. Com base nos resultados positivos das ações conjuntas realizadas em 2024 e 2025 pela Funai e o INSS, uma nova etapa está prevista para o mês de setembro na Terra Indígena Sete de Setembro, do povo Paiter Suruí.

A ação contou com o apoio da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS), que viabilizou o deslocamento das equipes para a emissão da CEAR por meio da disponibilização de recursos orçamentários.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/direitos-previdenciarios-funai-e-inss-levam-atendimentos-a-terras-indigenas-de-rondonia
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source