From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF recomenda veto a mais de 30 dispositivos do projeto de lei do licenciamento ambiental

31/07/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



MPF recomenda veto a mais de 30 dispositivos do projeto de lei do licenciamento ambiental
Nota técnica afirma que proposta desmonta um dos principais instrumentos da política ambiental brasileira

31/07/2025

Gabriel Gama

O MPF (Ministério Público Federal) entregou ao Palácio do Planalto na última terça-feira (29) uma nota técnica em que recomenda o veto a mais de 30 dispositivos do projeto de lei do licenciamento ambiental.

"Embora apresentado sob o pretexto de modernizar e conferir celeridade ao licenciamento ambiental, o texto aprovado contém dispositivos que, na prática, promovem o desmonte de um dos mais importantes instrumentos da política ambiental brasileira e da defesa dos direitos humanos", segundo o documento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem até 15 dias úteis após a aprovação do projeto de lei no Congresso, no último dia 17, para vetar ou sancionar a proposta.

A nota técnica pede a anulação da licença ambiental especial e diz que o modelo abre margem "para que influências político-institucionais se sobreponham à análise técnica". O dispositivo foi sugerido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e pode acelerar projetos como a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, como mostrou a Folha.

O MPF afirma que a licença por adesão e compromisso, espécie de autolicenciamento que dispensa estudos aprofundados, afronta decisões do STF: "O PL inclusive agrava a inconstitucionalidade dessa figura ao estendê-la a empreendimentos de médio porte, o que afronta diretamente a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal".

De acordo com o documento, a medida viola o princípio da prevenção e o dever de proteção do Estado, ao impedir que o órgão licenciador tenha acesso a informações sobre a situação ambiental da área afetada. "Permitir o licenciamento de grandes obras sem a prévia inscrição e análise do CAR constitui grave forma de proteção deficiente", diz o Ministério Público.

A nota técnica pede o veto à restrição da participação da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e da Fundação Palmares no processo de licenciamento apenas quando se tratar de impactos a terras indígenas já homologadas e territórios quilombolas titulados.

O MPF afirma que a mudança contraria uma decisão do STF que reconheceu que os direitos de povos indígenas e quilombolas são originários e não dependem da conclusão dos processos de demarcação.

O texto recomenda o veto ao inciso do PL que altera a Lei da Mata Atlântica e pode fragilizar a proteção das áreas mais preservadas do bioma, ao eliminar o consentimento do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) para a autorização de corte de vegetação primária ou secundária em estágio avançado de regeneração.

A proposta também retira a necessidade de consultar órgãos estaduais para o desmate de áreas em processo de regeneração e deixa a decisão a cargo somente dos municípios.

Para o MPF, a mudança no regramento que protege o bioma mais desmatado do país "vulnera frontalmente o princípio constitucional da vedação ao retrocesso socioambiental".

A nota técnica diz que o projeto de lei viola tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, como o Acordo de Paris, principal regramento para redução de emissões de gases de efeito estufa, e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, que estabelece o direito à consulta prévia às comunidades tradicionais.

Caso a proposta seja sancionada da forma como foi aprovada no Congresso, o MPF alerta para o risco de o Brasil ser alvo de processos perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O posicionamento do MPF se soma a um documento da Abrampa (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente), apresentado no último dia 10, que já criticava o projeto de lei.

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/07/mpf-recomenda-veto-a-mais-de-30-dispositivos-do-projeto-de-lei-do-licenciamento-ambiental.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source