From Indigenous Peoples in Brazil

News

Oficina discute atuação de assistentes sociais com povos indígenas na UFRR

04/08/2025

Autor: Leandro de Sousa

Fonte: Folha BV - https://www.folhabv.com.br




Uma oficina de Serviço Social sobre a atuação de assistentes sociais com os povos indígenas foi realizada nos dias 1o e 2 de agosto, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). A atividade, promovida pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e pelo Conselho Regional de Serviço Social de Roraima (CRESS-RR), contou com a participação de indígenas assistentes sociais, além de representantes das gestões e da base dos CRESS de todo o país.

Também participaram integrantes da Articulação Brasileira Serviço Social e Povos Indígenas, do Grupo de Pesquisa Wayrakuna e da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme).

A oficina teve início na sexta-feira, 1o de agosto, com uma acolhida realizada por indígenas assistentes sociais de diferentes povos, que construíram um mural com símbolos representando o Serviço Social e a luta indígena em todo o Brasil.

Na mesa de abertura, a presidenta do CRESS-RR, Laurinete Silva, destacou a relevância de Roraima sediar, pela primeira vez, uma atividade nacional do Conjunto. "Somos o último regional a ser criado, ainda em processo de consolidação, em um estado que também sofre com a exclusão socioterritorial dos povos indígenas e com a emergência nacional dos povos Yanomami", enfatizou.
Diálogo sobre povos indígenas

A mesa de debates foi composta por Elizângela Pankararu (Apoinme) e Raquel Pataxó (Articulação), que fizeram uma análise de conjuntura da questão indígena, com ênfase na dimensão étnica. Eliz Pankararu apresentou dados atualizados que evidenciam como a população indígena ainda enfrenta violações de direitos, racismo e exclusão das políticas públicas.

"Com base em dados recentes, como o Censo de 2022, destaca-se a significativa presença indígena em áreas urbanas e fora das terras oficialmente delimitadas, o que exige do Serviço Social um olhar atento e comprometido com a diversidade e com a luta contra o apagamento desses povos", afirmou.

Já Raquel Pataxó chamou atenção para o conservadorismo e os preconceitos que ainda reverberam dentro do Serviço Social, afetando diretamente tanto os profissionais indígenas quanto os povos atendidos. "Precisamos de profissionais que reconheçam nossa identidade indígena e nossa história", reforçou.

Ela também destacou a importância da formação profissional e como isso pode impactar o atendimento à população indígena. "Estamos separando um tempo para conviver e vivenciar o cotidiano desses povos? Isso deve ser construído diariamente."
Trabalhos em grupo e propostas para novas ações

Na manhã do dia 2 de agosto, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho, com foco em diferentes áreas de atuação com os povos indígenas:

Grupo 1: Saúde e educação
Grupo 2: Previdência social e assistência social
Grupo 3: Migrações e refúgio no contexto urbano
Grupo 4: Racismo, identidade, terra e território

Os grupos discutiram situações concretas de atendimento, a estrutura dos serviços, legislações e desafios. Entre os principais questionamentos estiveram: que tipos de violações de direitos e resistências indígenas são identificados? Quais são as condições de acesso às políticas sociais nos municípios? Quais as barreiras enfrentadas para efetivar o acesso a direitos?

Ficou evidente que o Serviço Social dispõe de um arcabouço teórico-metodológico e de um compromisso ético-político adequado para atuar junto aos povos indígenas. No entanto, é necessário construir instrumentos de trabalho que considerem as especificidades culturais e experiências desses povos.

A síntese dos debates em grupo servirá de base para novas ações do CFESS voltadas à orientação da categoria sobre a atuação com povos indígenas.

Ao final da oficina, os participantes entoaram o grito de luta: "Demarcação já", reforçando uma das principais reivindicações dos povos indígenas.


https://www.folhabv.com.br/cotidiano/oficina-discute-atuacao-de-assistentes-sociais-com-povos-indigenas-na-ufrr/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source