From Indigenous Peoples in Brazil

News

Expedição da Zoé leva serviços de saúde a comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas do Arapiuns

18/08/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Expedição da Zoé leva serviços de saúde a comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas do Arapiuns
Na expedição a Zoé conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém. Serviços seguem até sexta-feira (22).

A ONG paulistana Zoé realiza sua 37ª expedição de saúde no interior do Pará. Desta vez, serão atendidas 35 comunidades ribeirinhas e indígenas da região do rio Arapiuns, em Santarém. A equipe viajou cerca de 12 horas de barco até a região e no domingo (17) iniciou os atendimentos que se estendem até sexta-feira (22).

Nessa expedição estão previstos 1.250 atendimentos nas especialidades de cardiologia, ginecologia e obstetrícia, odontologia, pediatria e radiologia. Para isso, conta com a da parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).


A meta é alcançar moradores de 35 localidades ribeirinhas e aldeias indígenas, tendo como polos principais as comunidades de Cachoeira do Aruã, Mentai, Pascoal, Curi e São Pedro. Centenas de moradores dessas regiões receberão consultas médicas, exames especializados e ações de promoção da saúde ao longo da semana. Também estão sendo ofertados exames com uso de ultrassom portátil, serviços odontológicos e acompanhamento em saúde da mulher e da criança.

A estrutura montada para a expedição conta com a embarcação fluvial Abaré 2, uma lancha de atendimento móvel e embarcações de apoio logístico. A equipe é formada por profissionais do próprio Abaré 2, e outros 15 profissionais voluntários, entre médicos de diferentes especialidades, acadêmicos de medicina da USP e profissionais de apoio.


Para a assessora de Rios da Semsa, Tângara Sansil, a ação reforça a presença do município em áreas de difícil acesso.

"Essas comunidades estão a mais de 12 horas de navegação de Santarém e muitas vezes têm acesso restrito a serviços de saúde. Esta ação é grande relevância, porque além de todo o compromisso e cuidado na atenção básica dos usuários, nós podemos complementar os serviços com especialidades diversas como as que a ONG têm trazido, descentralizando os serviços, porque acabamos saindo do polo de atendimento, fazendo um trajeto diferenciado para chegar mais próximo à população e assim melhorar a cobertura da região", destacou.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/08/18/expedicao-da-zoe-leva-servicos-de-saude-a-comunidades-ribeirinhas-e-aldeias-indigenas-do-arapiuns.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source