From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF vê falhas no projeto para Casa de Passagem Indígena e aumenta a novela em Florianópolis

25/09/2025

Autor: Diogo de Souza

Fonte: NDMAIS - https://ndmais.com.br



O MPF (Ministério Público Federal) identificou falhas nos projetos da Casa de Passagem Indígena de Florianópolis, determinada em decisão judicial.

Dois laudos técnicos, um de arquitetura e outro de engenharia, apontam ajustes necessários para garantir segurança, funcionalidade e acessibilidade da obra.

A Coluna Bom Dia teve acesso aos laudos emitidos entre os dias 12 e 15 de setembro. O arquitetônico destaca problemas na ventilação, iluminação natural, circulação e sanitários que "não atendem normas de acessibilidade".

Já o parecer de engenharia cita ausência de detalhamento estrutural e de impermeabilização, risco de entupimento em tubulações, falta de pontos de energia específicos e diferentes inconsistências.

O documento também aponta a necessidade de melhorias no projeto contra incêndio.

Para o MPF, as correções são indispensáveis para assegurar a qualidade e a durabilidade do equipamento.

O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Florianópolis foi contatada e, segundo repassado "realizou adequações finais" nos projetos da Casa de Passagem Indígena, "considerando demandas apresentadas".

Segundo a nota foi estabelecido no projeto a diferenciação entre o terreno da estrutura e de um parque linear, que deve ser construído futuramente na área ao lado para "atender toda a vizinhança".

A expectativa da prefeitura é que "já em outubro" a licitação esteja aberta.

A tendência é que toda essa tramitação avance na alta temporada, que coincide com a chegada dos indígenas que tradicionalmente produzem e comercializam artesanatos pela Capital.

Projeto para Casa de Passagem
O projeto da prefeitura para a construção da Casa de Passagem no lugar do antigo Tisac (Terminal de integração do Saco dos Limões) foi entregue pela prefeitura, após determinação judicial.

Uma das prerrogativas do projeto é baseada, justamente, na ideia do reaproveitamento estrutural.

A intenção é focar no uso de materiais sustentáveis, participação da comunidade e respeito a identidade cultural indígena.

O documento foi elaborado pelo Executivo, em parceria com a UFSC, Funai, Ministério Público Federal e lideranças das etnias Kaingang, Xokleng e Guarani.

Prazo prestes a expirar na Justiça
A prefeitura de Florianópolis ganhou dois meses para publicar o edital de licitação para empresas interessadas na construção da Casa de Passagem indígena, no espaço do antigo Tisac (Terminal de Integração do Saco dos Limões).

O prazo foi definido na terça-feira, 8 de julho, em audiência realizada na 6ª Vara da Justiça Federal da Capital.

https://ndmais.com.br/justica/mpf-ve-falhas-no-projeto-para-casa-de-passagem-indigena-e-aumenta-a-novela-em-florianopolis/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source