From Indigenous Peoples in Brazil

News

TI Tirecatinga lança novo instrumento indígena em resposta às mudanças climáticas

02/10/2025

Fonte: Opan - https://amazonianativa.org.br



O calendário ecológico e cultural atualizado da Terra Indígena (TI) Tirecatinga será lançado amanhã (3) na Aldeia Serra Azul, no município de Sapezal, em Mato Grosso. A nova ferramenta, desenvolvida pela Associação Thutalinãnsu em parceria com as lideranças e a juventude, é uma resposta direta às mudanças climáticas que vêm alterando o modo de vida e a previsibilidade da natureza no território.

Em Tirecatinga, os sinais de confusão climática são inegáveis: o canto do pássaro macaoã, que antes anunciava a chuva, soa em agosto sem que as precipitações se concretizem; a rama de mandioca plantada em setembro, tradicionalmente o início do ciclo, cozinha na terra e morre. A emergência climática, antes distante, agora se manifesta no dia a dia dos povos.

O calendário como ferramenta de adaptação e luta

A necessidade de atualizar o calendário tradicional surgiu após uma oficina sobre justiça climática com os jovens, despertando a urgência de agir frente às transformações. O novo calendário não apenas reflete as mudanças, mas também apresenta propostas de enfrentamento e adaptação.

"É uma forma de não nos perdermos diante de tantas mudanças", explica Cleide Terena, presidente da Thutalinãnsu. "Quando entendemos nosso calendário antigo e o que está acontecendo agora, compreendemos melhor e conseguimos dialogar sobre como vamos enfrentar. A importância de atualizar é olhar para o tempo e perceber como era antes e o que está mudando. Com o calendário atual, temos mais uma ferramenta para lutar, para melhorar a vida da comunidade e defender os nossos direitos".

Geraldo Terena, liderança do território, enfatiza a gravidade da situação: "Antes tacava fogo em agosto para plantar em setembro. Hoje, a gente põe fogo em dezembro para plantar em janeiro. O tempo mudou. A vida mudou. O clima está mudando. Quem mudou isso? Não fomos nós".

Construção coletiva e herança para o futuro


O processo de atualização envolveu representantes de 11 aldeias e ocorreu em duas etapas, com a validação final do conteúdo sendo realizada em fevereiro de 2025, na Aldeia Serra Azul. As informações e os conhecimentos ancestrais sobre o tempo, o plantio e os rituais, combinados com a observação das mudanças atuais, foram transformados em um livro e um calendário interativo, com ilustrações feitas pelos jovens participantes da oficina.

Suyani Terena, jovem da comunidade, vê no projeto uma forma de salvaguarda: "Eu falo que quando eu era criança achava que as mudanças climáticas iam acontecer em 50 ou 60 anos, mas estão acontecendo hoje. Acompanho no meu dia a dia essas mudanças dentro do território e o calendário vem para nos fortalecer".

As propostas de adaptação incluídas no material são concretas, como a construção de casas mais resistentes para suportar as tempestades intensas e o mapeamento de áreas livres de agrotóxicos para a coleta segura de plantas medicinais, já que outros impactos somam-se às mudanças do clima e afetam diretamente a qualidade de vida da população.

O lançamento desta sexta-feira celebra o esforço coletivo e a resiliência dos povos de Tirecatinga, que transformam seu conhecimento ancestral em um instrumento de gestão territorial e ambiental.

"Nossa presença aqui é ancestral, através da terra, temos nossa força. O que fazemos hoje é para existir o amanhã", conclui Cleide Terena.

https://amazonianativa.org.br/2025/10/02/ti-tirecatinga-lanca-novo-instrumento-indigena-em-resposta-as-mudancas-climaticas/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source