From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ecofalante na COP30

21/10/2025

Fonte: Ecofalante - https://ecofalante.org.br/blog/ecofalante-na-cop30/



Ecofalante na COP30

Blog Ecofalante
21/10/2025
________________________________________
A Mostra Ecofalante de Cinema preparou extensa programação durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), evento que acontece de 10 a 21 de novembro.
A programação apresenta em Belém, sede da COP30, a exibição de trabalhos em realidade virtual, no Sesc Doca, e um debate sobre a importância de vozes negras e indígenas, na área oficial da Conferência. Programas especiais de filmes ocupam as grades das emissoras TV Cultura e TVE Bahia, enquanto mostras cinematográficas se espalha pelo país através do circuito de salas conveniadas com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e de municípios participantes do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil). Por sua vez, a plataforma de streaming Ecofalante Play disponibiliza o catálogo "Emergência Climática e COP 30".
Mais detalhes a seguir.
Realidade virtual em Belém
Fazedores de Florestas
No novo Sesc Doca, em Belém, a mostra Ecofalante Apresenta Realidade Virtual na COP30 fica em cartaz de 7 a 21 de novembro, com entrada franca.
Na programação está "Amazônia Viva" (10 min), do diretor Estevão Ciavatta, uma experiência imersiva pela região do Rio Tapajós utilizando filmagens em 360o para desvendar um dos lugares mais importantes do planeta e, assim, aproximar a Amazônia cada vez mais das pessoas.
Outros cinco trabalhos têm assinatura do artista multimídia Tadeu Jungle. "Fogo na Floresta" (7 min) é um documentário de curta-metragem realizado em realidade virtual sobre o povo Waurá. Já "Rio de Lama" (10 min) focaliza o rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG) e o que restou da vila de Bento Rodrigues, contrapondo a paisagem arrasada com as alegres memórias de seus moradores. Em "Fazedores de Florestas" (9 min), o realizador mergulha na experiência do Instituto Socioambiental - ISA e da Rede de Sementes do Xingu que juntou pessoas, conhecimentos e sementes nativas para recuperar áreas. "Maravilhas Naturais do Brasil" (6 min) explorando parques nacionais brasileiros e a floresta amazônica. "Cativeiro" (8 min) aborda o tráfico de animais silvestres. Na trama, um pai compra um pássaro e presenteia a família. O animal, retirado da natureza por bandidos, foi traficado sem anilha.
Ecofalante na TV Cultura
Parceiros da Floresta
Durante os domingos de novembro, a TV Cultura transmite a faixa Mostra Ecofalante, com seis produções brasileiras cujas temáticas dialogam com temas ligados aos povos indígenas, mudanças do clima, lixo, agro e economia sustentável. A programação vai ao ar aos domingos.
"Floresta - Um Jardim que a Gente Cultiva" (2023, 43 min), de Mari Corrêa, questiona o que a vida das cidades tem a ver com a vida dos indígenas e é exibido em 1o/11. No domingo seguinte, 8/11, a atração é o filme "Descarte" (2021, 52 min), no qual o diretor Leonardo Brant aborda o drama social do lixo. Em 15/11, o premiado internacionalmente "Sob a Pata do Boi" (2018, 49 min), de Márcio Isensee e Sá, investiga como a expansão da pecuária na Amazônia, a partir da década de 1970, contribuiu para o desmatamento da floresta, transformando-a em pastagens.
Já em 22/11 é a vez de "Parceiros da Floresta" (2022, 48 min), de Fred Rahal Mauro, é um filme-manifesto por uma nova visão de economia florestal sustentável e inclusiva, evidencia o potencial econômico da floresta em pé. Um programa duplo encerra o ciclo em 29/11, com obras dirigidas por Mari Corrêa: "Quentura" (2018, 36 min) documenta mulheres indígenas em suas roças, casas e quintais, revelando seu vasto universo de conhecimentos, enquanto "Para Onde Foram as Andorinhas?" (2015, 22 min) registra como os indígenas do Xingu são afetados pelas mudanças no clima e o aumento do calor. Na região, árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva.
Ecofalante na TVE Bahia
Fé Pelo Clima
Com transmissão nos dois primeiros finais de semana de novembro, a faixa Mostra Ecofalante de Cinema na TVE Bahia: Especial COP30 reúne quatro longas-metragens brasileiros produzidos na atual década.
Vencedor do prêmio de melhor documentário internacional no Big Syn International Film Festival, de Londres, "Escute: A Terra Foi Rasgada" (2023) abre a programação em 1o/11, às 21h00. A obra aborda a luta e o pensamento dos povos Yanomami, Munduruku e Kayapó contra os impactos da exploração de ouro em seus territórios. Assinada por Cassandra Melo e Fred Rahal Mauro, a obra de 81 minutos foi produzida em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e a Aliança em Defesa dos Territórios.
Cartaz no domingo, 2/11, às 22h30, "Mapear Mundos" (2024, 74 minutos), de Mariana Lacerda, articula 30 anos de imagens e vídeos do Instituto Socioambiental (ISA) com testemunhos atuais para rememorar os passos dados por organizações da sociedade civil, em um contexto de ditadura militar (1964-1985).
Em "Fé Pelo Clima" (2022, 65 min), com exibição em 8/11, às 21h, o diretor Pedro Carcereri reúne 13 para discutir a crise climática sob a perspectiva de suas espiritualidades e vivências. Encerrando a programação, em 9/11, às 22h30, "Parceiros da Floresta" (2022, 48 minutos), de Fred Rahal Mauro, apresenta o potencial econômico, social e ambiental de uma nova economia florestal no mundo.
Ecofalante e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA)
Vellozia
"Mostra CTV Ecofalante: A COP é Aqui", uma parceria entre a Ecofalante e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), que promove de 1 a 21 de novembro apresentações de filmes, seguidas de debate, em diferentes regiões do país. As obras discutem temas da COP30, como "Povos e Comunidades Tradicionais" e "Justiça Climática e Energia".
Esta ação é destinada para espaços exibidores do Circuito Tela Verde (CTV), Salas Verdes, Unidades de Conservação do ICMBio, Centros de Educação Ambiental do Ibama e outras instituições que trabalham com Educação Ambiental. No total, somando todos estes locais, estão sendo convidados a participar mais de 700 espaços.
Um dos títulos presentes é o curta-metragem de animação "Vellozia" (2023, 13 min), de Pedro de Castro Guimarães, no qual os protagonistas lutam contra os desafios do aquecimento global.
catálogo Emergência Climática e COP30 na plataforma Ecofalante Play
Os Filhos de Katrina
A Ecofalante Play, plataforma de streaming voltada a professores e educadores, disponibiliza de 20/10 a 21/11 um catálogo de filmes cujas temáticas se relacionam aos temas transversais da COP30: emergência climática; Amazônia; povos tradicionais; direitos humanos; bioeconomia; e economia circular.
O catálogo é composto por 26 títulos, entre curtas e longas-metragens e séries. A seleção está organizada em seis diferentes faixas de ensino: educação infantil, ensino fundamental 1, ensino fundamental 2 (6o e 7o anos), ensino fundamental 2 (8o e 9o anos), ensino médio e ensino superior. Seu objetivo é promover debates e reflexões sobre alguns dos temas, incentivando a conscientização e a ação em relação às mudanças climáticas.
Um dos títulos incluídos no catálogo é "Os Filhos do Katrina" (EUA, 2022, 79 min), longa-metragem que discute racismo ambiental a partir das consequências do furacão Katrina e foi vencedor do prêmio de diretor revelação para Edward Buckles Jr. no prestigioso Festival de Tribeca.
debate na Blue Zone da COP30

No dia 18/11, às 14h30, a Ecofalante promove na Blue Zone, a área oficial da COP 30, em Belém, um debate com o tema "Narrativas nas Telas: Cinema, Mídia e Vozes Indígenas e Negras na Luta pela Justiça Climática e Contra a Desinformação Climática".
O encontro acontece no Pavilhão de Climate Live & Entertainment + Culture Pavilion, e reúne com as presenças do influenciador digital Tukumã Pataxó, o ator e dramaturgo Adanilo, e os cineastas e ativistas Samara Borari, Estevão Ciavatta, Joyce Cursino e Samara Assunção.
Mostra de Cinema Semil Ecofalante: COP30
Kigalinha
A Mostra Ecofalante de Cinema e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) promovem, de 20 a 31/10, um circuito de exibição de filmes de conteúdo socioambientais em 81 municípios paulistas.
A Mostra de Cinema Semil Ecofalante: COP30 exibe dois títulos: a animação infantil "Kigalinha" (2022, 20 min), de Gabriel Justo e Felipe Santana, acompanha uma galinha ciborgue que vem do futuro com a missão de buscar ajuda para evitar as consequências do aquecimento global no planeta; já o documentário "Parceiros da Floresta" (2022, 48 min) é definido por seu diretor, Fred Rahal, como um "filme-manifesto" por uma nova visão de economia florestal sustentável e inclusiva como estratégia para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

https://ecofalante.org.br/blog/ecofalante-na-cop30/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source