From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF recomenda medidas para garantir a educação escolar indígena e tradicional em Japurá (AM)

14/11/2025

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao município de Japurá (AM) a adoção de medidas urgentes para solucionar problemas na educação escolar indígena e tradicional. Entre os principais pontos destacados pelo MPF estão a falta de regularização dos contratos de trabalho dos professores, falhas na participação dos povos indígenas e tradicionais na alimentação escolar e a indefinição da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/AM) quanto à instalação do ensino médio em uma escola da rede pública.

Uma das exigências do MPF é a realização de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) culturalmente adequado ao ambiente de ensino. O Processo Seletivo objetiva regularizar os contratos de trabalho dos professores indígenas e ribeirinhos que atualmente enfrentam problemas nos direitos básicos como o pagamento do 13o salário, férias e manutenção do piso salarial.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed/Japurá) ficou responsável pela elaboração do PSS, dentro do prazo de 30 dias. O documento deve ser construído com diálogo e consulta junto aos povos tradicionais e garantir a continuidade dos contratos por, pelo menos, dois anos, prorrogáveis por mais dois. Após a finalização do PSS a gestão de Japurá também deve iniciar a construção de um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

Alimentação nas escolas - O MPF também solicitou a construção de uma nova chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que anteriormente foi realizada sem divulgação e participação efetiva dos povos indígenas e ribeirinhos.

O órgão ainda recomendou que a chamada fosse articulada com órgãos como o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escola (Cecane/Ufam), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), dando atenção aos alimentos tradicionais que devem compor a merenda escolar.

A Seduc/AM também deve informar sobre a instalação do ensino médio na Escola Sagrado Coração de Jesus, localizada na comunidade Miriti, além de esclarecer se o ano letivo ainda será iniciado em 2025 e se haverá reposição das aulas perdidas.

De acordo com a recomendação, o município de Japurá e a Seduc têm 10 dias corridos para prestar informações sobre as medidas recomendadas.

https://www.mpf.mp.br/am/sala-de-imprensa/noticias-am/mpf-recomenda-medidas-para-garantir-a-educacao-escolar-indigena-e-tradicional-em-japura-am
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source