From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai leva mutirões de atendimento previdenciários a povos indígenas no Mato Grosso do Sul

28/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vem realizando, desde o dia 19 de novembro até esta sexta-feira (28), uma série de mutirões de atendimento previdenciário voltados às comunidades indígenas do estado do Mato Grosso do Sul.

A iniciativa é promovida por meio da Coordenação de Políticas Previdenciárias (Coprev), vinculada à Coordenação-Geral de Políticas de Seguridade Social (CGPis) da Diretoria de Direitos Humanos e Políticas Sociais (DHPS), em parceria com Coordenação Regional (CR) da Funai em Ponta Porã (MS).

Os mutirões contemplam povos Guarani e Kaiowá nos territórios da Reserva Pirajuí, além das aldeias Potrero Guaçu, Paraguassu, Arroio-Korá, Sete Cerros, Ypo'i-Triunfo, Jaguapiré, Sassoró e Pirakuá. Ao aproximar os serviços das comunidades, a Funai busca reduzir o assédio praticado por terceiros e por advogados que exercem advocacia predatória no entorno das aldeias. No total, mais de 200 atendimentos foram realizados.

A indígena Luzia Montiel, do povo Kaiowá, reforçou a importância da presença da Funai nas aldeias. "A gente tem muita dificuldade para ir até a cidade, é longe, e muitas famílias não têm condições de ir. Isso faz com que muita gente acabe deixando o atendimento para depois. Temos também pessoas com necessidades especiais que precisam ser atendidas, mas não conseguem por causa dessa dificuldade, por isso é tão importante quando a Funai vem até nós", relatou.

Ainda nesta sexta-feira, ocorreu um mutirão na Aldeia Pirakuá, no município de Bela Vista (MS).

Formação

Além dos mutirões, a Funai realizou, no dia 18 de novembro, uma formação destinada aos servidores das Unidades Técnicas Locais (UTLs) e da CR Ponta Porã. O objetivo da ação é aprimorar o atendimento previdenciário destinado aos indígenas da região.

A formação, conduzida pela equipe da Coprev, orientou os servidores quanto ao uso do Portal de Atendimento do INSS (Sistema GRID), que possibilita a solicitação direta de benefícios previdenciários para as comunidades indígenas, sem necessidade de deslocamento até uma agência do INSS, desburocratizando o atendimento.

De acordo com Patrícia Mourão, coordenadora-substituta de Previdência Social da Funai, a iniciativa atende a uma demanda urgente das comunidades. "Essa ação era necessária para levar os atendimentos aos indígenas, já que as agências do INSS estão distantes das aldeias e as comunidades precisam do atendimento mais próximo. Já a formação permite que os servidores solicitem e acompanhem em tempo real os benefícios solicitados, ampliando assim o acesso dos indígenas aos seus direitos. Isso evita que eles sejam expostos a atravessadores", concluiu.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-leva-mutiroes-de-atendimento-previdenciarios-a-povos-indigenas-no-mato-grosso-do-sul
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source