From Indigenous Peoples in Brazil

News

Aldeias indígenas vão ganhar água tratada

27/03/2000

Autor: Liana John

Fonte: Jornal do Tocantins - Palmas - TO



Dentro de 40 dias a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estará concluindo o serviço de implantação de abastecimento de água de 35 aldeias indígenas localizadas em cinco municípios do Estado. Segundo o diretor Regional da Funasa, Félix Tadeu Chaves, estão sendo utilizados R$ 1,2 milhão e o objetivo é proporcionar 100% de água de boa qualidade para cerca de 6.800 pessoas de todas as nações, como Kraô, Karajá, Xerente, Apinaye, Xambioá e Javaé. O trabalho foi iniciado no ano passado nos municípios de Tocantínia, Tocantinópolis, Goiatins, Formoso do Araguaia e Itacajá.
O coordenador da Funasa informou também que, depois de concluída a obras nessas localidades, o trabalho de monitoração será feito por um membro de cada aldeia. Eles serão remunerados, de acordo com Chaves, com recursos que serão repassados mensalmente pelo Ministério da Saúde. Vamos treinar esses representantes das comunidades para que eles tomem conta dos sistema de abastecimento de água, explica. Chaves disse ainda que, a segunda fase de investimento nas aldeias vão começar em 2002, o que vai proporcionar aos índios o aceso a banheiros. Os recursos investidos serão de cerca de R$ 1,4 milhão.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source