From Indigenous Peoples in Brazil

News

A tribo dos traídos

25/09/2005

Autor: NUNES, Augusto

Fonte: JB, Sete Dias, p. A16



A tribo dos traídos

Entre maio e junho deste ano perturbador, 41 crianças indígenas morreram de fome. Descendiam de duas linhagens: guarani-kaiowa e bororo. Centenas de sobreviventes engrossam a fila dos condenados. Muitos não conhecerão a adolescência.
Os que escaparem carregarão para sempre as marcas impostas pelo flagelo da subnutrição. As vítimas da incompetência dos governos e da ganância dos brancos viviam em Tekoha Sombrerito, no município de Sete Quedas, e Caiuá, perto de Dourados. Para desacelerar a matança, o governo enviou cestas básicas.
O socorro chegou a bordo da Kombi emprestada por um fazendeiro aos funcionários do Ministério da Saúde. O que ainda não chegou é o dinheiro que os figurões federais juram ter enviado ao escritório da Funasa em Mato Grosso do Sul. Foi desviado, alegam diretores do órgão. Quem cometeu o crime? Isso não sabem.
Nem parecem interessados em saber. Ninguém foi demitido. A entidade não pediu ajuda à Polícia Federal ou ao Ministério Público. Lidam com tribos traídas. Em 2 de maio, o Diário Oficial da União divulgou a portaria que prometeu entregar R$ 523 mil mensais a prefeitos escalados para melhorar o atendimento aos indígenas.
O total da verba é inferior à despesa de campanha declarada ao TSE pelo ex-ministro Humberto Costa. Os 11 mil guaranis-kaiowas de Mato Grosso do Sul lutam pela vida à espera da ajuda de Lula e do governador Zeca do PT.
Essa ajuda não virá.

JB, 25/09/2005, Sete Dias, p. A16
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source