From Indigenous Peoples in Brazil

News

Cinta-larga e acusado de matar menina em RO

30/04/2004

Fonte: OESP, Nacional, p.A12



Cinta-larga é acusado de matar menina em RO
NILTON SALINA Especial para o Estado
ESPIGÃO D'OESTE - Dois garimpeiros que trabalharam para os índios cintas-largas no garimpo de diamantes na reserva Roosevelt, em Roraima, confirmaram ontem o assassinato de uma menina de 12 anos por um cacique.
Roberson Lugon de Souza, de 35 anos, conhecido como Pardal, disse que viu Ita Cinta-Larga estripar a garota ainda viva, porque pensou que ela havia engolido um diamante.
"Chamávamos a menina de Garotinha. Ela estava sentindo cólicas, provavelmente por causa da água suja que bebíamos", contou. No dia em que ela seria levada à cidade, um dos índios se aproveitou de um descuido e escondeu uma pedra. Foi mais fácil acusar a menina. Ita Cinta-Larga foi até sua oca, pegou uma faca e abriu a menina. Não encontrou nada", disse Souza.
De acordo com o garimpeiro, a mãe da menina, Maria Aparecida, vivia na aldeia com um índio e foi executada a tiros pelos guerreiros, porque ameaçou denunciar o caso. "Depois de mortas, elas foram jogadas em um lugar chamado buracão, na Serra do Pé de Galinha. Naquele local, foram jogados pelo menos 80 corpos de garimpeiros."
O garimpeiro Agnelino de Arruda, de 43 anos, confirmou toda a história contada pelo colega. "Como Pardal denunciou o caso, os índios estão oferecendo R$ 20 mil pela sua cabeça. Ele se tornou perigoso para os cintas-largas. Os diamantes são valiosos, e isso desperta o interesse de índios e de empresas de mineração."
Arruda disse que muitos dos garimpeiros que conseguiram sair de Roosevelt têm histórias de atrocidades para contar. "As coisas se complicam quando os índios ficam bêbados." A Polícia Federal não confirmou o relato dos garimpeiros.

OESP, 30/04/2004, p. A12
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source