From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas recebem novas áreas

13/09/2001

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



O governo do Estado assinou ontem a escritura de desapropriação amigável da área de Água Grande, no município de Camaquã, para o assentamento de oito famílias de índios mbiá-guaranis. Com 165,33 hectares, Água Grande é uma das três áreas que estão sendo desapropriadas, neste ano, para assentar cerca de 30 famílias da nação Mbiá-Guarani. As outras duas áreas são a Inhacapetum, em São Miguel das Missões, e a Coxilha da Cruz, no município de Barra do Ribeiro.
Segundo o secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Tarcísio Zimmermann, o Estado está investindo mais de R$ 1 milhão para a desapropriação dessas três áreas, sendo que R$ 846 mil já foram pagos aos proprietários. 'Assim, estamos retirando as famílias indígenas que vivem em beira de estrada', destacou Zimmermann. O secretário salientou que a desapropriação da área de Coxilha da Cruz está parcialmente acertada e que em Inhacapetum o processo já foi finalizado. 'Essa é mais uma realização que envolve o patrimônio público e que visa à descentralização do desenvolvimento econômico e social, à garantia do direito à terra e à preservação das diferentes culturas e etnias gaúcha', disse o secretário da Administração e Recursos Humanos, Marco Maia. A formalização do processo de desapropriação dessas áreas teve início em 29 de novembro do ano passado.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source