From Indigenous Peoples in Brazil

Notícias

Índio é morto em fazenda invadida

27/06/2005

Fonte: JB, País, p. A6



Índio é morto em fazenda invadida

Um índio foi morto e outros quatro ficaram feridos durante uma tentativa de invasão, por cerca de 200 índios da tribo guarani-caiuá, de uma fazenda no município de Sete Quedas, a 467 km de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, na manhã de ontem.
O índio Dorival Benites, 34 anos, foi morto com tiros no peito. Outros quatro sofreram ferimentos leves e passam bem.
Os guarani-caiuá alegam ter em mãos um estudo fundiário que comprova que a fazenda faz parte de uma área indígena. Eles não aceitam sair do local antes de haver negociação mediada pela Polícia Federal e pela Funai.
Segundo o delegado da Polícia Civil de Sete Quedas, Napoleão Rodrigues Júnior, os índios chegaram à fazenda São Benedito na noite de sábado em três caminhões. À 1h, teria ocorrido o primeiro confronto com os fazendeiros, que tentavam impedir a invasão da propriedade.
- O Dorival tentou se aproximar do carro para falar com os fazendeiros e foi baleado algumas vezes - disse o índio Eugênio Gonçalves, que participou da invasão e foi ferido nos olhos, costas e braços.

JB, 27/06/2005, País, p. A6
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.