From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índio preso ganha auxílio-reclusão

26/09/2004

Fonte: A Crítica, Cidades, p.C7



Índio preso ganha auxilio-reclusão
Pela primeira vez um indígena recebe o benefício dado pelo INSS

Preso pelo crime de homicídio, o índio Mura Wilclens Maciel de Amorim, 36, operador de moto-serra, tornou-se o primeiro segurado da Previdência Social em todo o Estado do Amazonas a obter o Auxílio-Reclusão, no valor de R$ 586,69, que ele passa a receber já a partir do final de outubro. "A concessão do Auxílio-Reclusão a um índio, o primeiro a ser efetivado em todo o Estado, é um marco importante para a Previdência Social no Amazonas", destacou o gerente-executivo do INSS-AM, Álvaro Mininéia.
De janeiro até hoje, somente dez casos de concessão do benefício foram dados na capital e nenhum nos demais 61 municípios. Em 97, foram 20 os detentos beneficiados apenas em Manaus. Em 92, três casos de Auxílio-Reclusão foram dados: dois em Boa Vista do Ramos e um em Maués.
Foi durante a visita feita no fim da semana passada à Delegacia Militar do 6° Batalhão de Polícia Militar de Autazes (a 150 quilômetros de Manaus), na região do Médio Solimões, que a coordenadora-geral do barco do Pronto Atendimento Itinerante (PAI), Viviane West, e a assessora técnica da Setraci, Rebeca Passos, descobriram que o índio Mura tinha direito à concessão do benefício.

Busca rápida
Entregou-se pacificamente
Dois dias após praticar o crime, o índio espontaneamente se apresentou à delegacia militar de Autazes e foi liberado porque não havia um juiz para decretar a prisão dele, ficando em liberdade até dezembro do ano passado.
O índio Mura divide uma pequena cela com mais outros quatro detentos.

A Crítica, 26/09/2004, p. C7.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source