From Indigenous Peoples in Brazil

News

PF investiga disparo em menor indígena

24/01/2004

Fonte: JB, País, p. A5



PF investiga disparo em menor indígena
Fazendeiros negam posse de armas

A Polícia Federal investiga como o índio Odeir Martins, de 15 anos, foi ferido na cabeça durante o confronto entre 250 índios e 300 fazendeiros ocorrido quarta-feira em Japorã (a 464 km de Campo Grande), Mato Grosso do Sul. O menor disse que levou um tiro de raspão no conflito e desmaiou em seguida. As lideranças indígenas afirmaram inicialmente que o ferimento era na nuca.

O cacique guarani Mãmãgá e os pais do adolescente, Paulo Francisco, 52 anos, e Paulina Martins, 58 anos, afirmam que ''Odeir derramou sangue por todos os índios'' que invadiram as fazendas.
- Além de tomarem nossa terra, ainda tiram o sangue de índio - disse o guarani Kanda, de 32 anos.

Segundo informações da PF, um laudo de corpo de delito definirá se o adolescente foi atingido por uma bala. O advogado dos fazendeiros, Geones Miguel Ledesma, afirmou ontem que seus clientes não estavam armados, apesar de em diversas fotos publicadas na imprensa eles aparecerem portando revólveres.
Agência Folha


JB, 24/01/2004, País, p. A5
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source