From Indigenous Peoples in Brazil

News

Manejo permite regeneração da floresta

04/02/2002

Autor: Maura Campanili

Fonte: O Estado de São Paulo estadao.com.br



Documentos anexos


A área destinada ao manejo florestal (corte seletivo de madeira em floresta nativa) na Terra Indígena Xikrin do Cateté é de aproximadamente 44 mil hectares (10% da terra dos xikrins). É uma floresta nativa e contínua, que será manejada em um ciclo de 30 anos. Ou seja, a cada ano serão retiradas árvores numa área de 1.460 hectares, de modo que cada trecho só seja explorado a cada 30 anos. O corte é feito selecionando-se árvores de várias espécies, mas deixando um número suficiente para permitir a regeneração.
Segundo Rubens Mendonça, coordenador do projeto no Instituto Socioambiental (ISA), além do mogno - a espécie mais valorizada -, têm aceitação comercial espécies como o cedro, o tauari, o marupá, o jatobá, o cedrorana e o angelim pedra. O objetivo do ISA, porém, é conseguir uma produção de 7 mil metros cúbicos/ano com cerca de 20 espécies.
Administrada pelo ISA em parceria com a Associação Bep-Nói, a exploração florestal é realizada por madeireiros contratados, que fizeram curso da Fundação Floresta Tropical (FFT), de manejo de baixo impacto. O beneficiamento e a comercialização da madeira são realizados pela empresa madeireira Brumilla Norte Industrial Madeireira, com sede em Marabá.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source