From Indigenous Peoples in Brazil

News

Representação política ainda é limitada

18/02/2002

Autor: Luciene Dias

Fonte: Jornal do Tocantins-Palmas-TO



O Tocantins ainda carece de ações voltadas para elevar a participação dos povos indígenas na vida política. Distante apenas 80 quilômetros de Palmas, Tocantínia pode ser tida como exemplo por ter sido a primeira cidade do Estado a criar uma secretaria específica para tratar das questões indígenas. A Secretaria Municipal para Assuntos Indígenas, criada em março do ano passado, é ocupada simultaneamente por dois representantes da nação Xerente, Vitorino de Brito Xerente e Vilmar da Mata de Brito Xerente.

Vilmar (PSDB), por sinal, é vereador eleito no município, que tem também um suplente na Câmara, Paulo Xerente (PST). A representatividade tem uma explicação: dos 2.045 eleitores de Tocantínia, cerca de 900 são indígenas. O dado impreciso quanto ao número de eleitores indígenas, não só em Tocantínia como em todo o País, é um problema para ser repensado porque a Justiça Eleitoral não especifica a etnia dos eleitores no momento do cadastramento. Somente uma pesquisa específica poderia determinar quantos eleitores indígenas, negros ou brancos têm cada área representada.

A Secretaria tem conseguido promover a discussão das necessidades dos índios. Segundo o vice-prefeito da cidade, João Hélio (PSDB), não são raras as reuniões com a população representante da nação indígena para avaliar as prioridades da pasta. Vitorino disse que como o forte da atuação profissional dos indígenas é o artesanato a secretaria se preocupa em "dar melhores condições para a comercialização desses produtos".

Vitorino Xerente garante que a meta dos índios de Tocantínia é ampliar o eleitorado local dos cerca de 44% atuais para mais de 50%. Os planos são ousados, e entre eles está a eleição de pelo menos quatro vereadores nas eleições proporcionais de 2004 e a eleição do prefeito e da maioria na Câmara de Vereadores já em 2008.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source