From Indigenous Peoples in Brazil

News

Projetos dão incentivos à cultura indígena

18/02/2002

Autor: Mariá Soares

Fonte: Jornal do Tocantins-Palmas-TO



Com uma população de aproximadamente 6 mil pessoas, as comunidades indígenas que vivem no Tocantins participam de vários programas desenvolvidos pelo governo do Estado. Na área da educacional, a Secretaria da Educação desenvolve o projeto de Educação Bilígüe nas aldeias. Na área cultural, o Tocantins se destacou nacionalmente com o Conhecendo e Preservando as Culturas Indígenas, que recebeu em 1999 do Ministério da Cultura o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O registro documentou em vídeo, fotografia e em livro a cultura das seis etnias, abordando aspectos históricos, culturais e sociais.

Resgate
Há um ano, a Secretaria da Cultura por meio do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Tocantins (Proarte) vem desenvolvendo um projeto para trazer de volta o costume da confecção do artesanato tradicional nas aldeias. A prática de trabalhar com a madeira, por exemplo, não era mais utilizada antes da iniciativa. O projeto está sendo realizado nas comunidades karajás (aldeias Fontoura, Santa Isabel e Macaúba) e em aldeias xerentes e krahôs. O trabalho consta de orientações sobre o melhor aproveitamento da matéria-prima, com a preocupação da preservação do meio ambiente. Além do retorno a uma tradição, o programa propiciou também o aumento da produção nas aldeias.

A coordenadora do Proarte, Rosane Farias, diz que os karajás já estão comercializando os produtos com empresas do Rio de Janeiro e São Paulo. Os karajás, que são ceramistas por excelência, voltaram a fazer peças em madeira, trazendo de volta um costume antigo. Os xerentes também estão revendendo sua produção feita de sementes silvestres e fibra de buriti. "Desta forma, a arte indígena tornou-se o maior gerador de renda destas comunidades", afirma Rosane, informando que o trabalho deve ser estendido a outras comunidades indígenas no Tocantins.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source