From Indigenous Peoples in Brazil

News

12 índios são presos em ação da PF para pôr fim a disputa

09/06/2006

Fonte: FSP, Brasil



12 índios são presos em ação da PF para pôr fim a disputa

Léo Gerchmann

Uma operação envolvendo Ministério Público Federal, Polícia Federal e Brigada Militar resultou na prisão de 12 índios e de dois comerciantes não-índios ontem, na reserva indígena de Ligeiro, no município de Charrua (355 km de Porto Alegre). Eles são acusados de formação de quadrilha, porte de armas e lesões corporais.
Além das prisões, houve a apreensão de cinco armas de fogo e documentos.
O pedido de prisão temporária contra cerca de 20 pessoas foi solicitado à Justiça Federal pelo procurador da República no município de Erechim, Mário Sérgio Ghannagé Barbosa.
Dois grupos disputam o poder na reserva, sendo que um foi expulso da área. O grupo que estava no poder vinha, diz a PF, praticando desmandos contra a comunidade indígena que habita a reserva, com apoio dos comerciantes não-índios.
Seqüestros, retiradas forçadas, espancamentos e arrendamento irregular de terras por parte da liderança indígena eram patrocinados pelo grupo liderado pelo cacique Valdecir da Silva, que se impunha através do uso da força e de armas, segundo a PF. Há um mandado de prisão contra Silva, mas ele ainda não havia sido detido no início da noite de ontem. Valdir Palhano, adversário de Silva, foi preso.
Em 2004, o MPF e a PF não encontraram nenhuma arma durante operação para desarmar os índios.

FSP, 09/06/2006, Brasil
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source