From Indigenous Peoples in Brazil
News
Livro ticuna retrata a várzea do Alto Solimões
11/01/2007
Autor: Jane Dantas
Fonte: Jornal da Ciência - SBPC
A várzea do Alto Solimões sob a visão de professores ticunas é apresentada no livro "Ngiã nüna tadaugü i torü nnãne" Vamos cuidar de nossa terra", que será lançado no próximo dia 14 de janeiro, em Benjamin Constant/AM
O livro é um dos produtos do subprojeto "Educação Ambiental e Conservação da Várzea em Áreas Indígenas Ticuna do Alto Solimões", executado pela Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngües (OGPTB), com o apoio do ProVárzea/Ibama.
Organizado pela antropóloga Deborah Lima, a publicação é de autoria de Clóves Mariano Fernandes (Tchaitatücü), Nazareno Pereira Cruz (Metchacureicü), Damião Carvalho Neto (Atchigücü), Saturnino Jesuíno Jumbato (Buruecü) e Luciana da Silva (Do'püüna), que contaram com outros professores da OGPTB.
Esses professores visitaram aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas de várzea e terra firme dos municípios de Benjamin Constant, Tabatinga, SP de Olivença, Amarutá e Santo Antônio do Içá, onde realizaram extensas pesquisas e promoveram campanhas de educação ambiental.
Os resultados dessas pesquisas sobre o modo de vida nessas áreas e o estado atual de conservação dos recursos naturais, imprescindíveis para a sobrevivência dessas comunidades, podem ser acompanhados no livro, que também contempla desenhos produzidos por artistas ticunas em oficinas de arte, coordenadas por Jussara Gomes Gruber.
O livro está dividido nos seguintes capítulos:
A várzea, Descrição da pesquisa na comunidade, Relatos das pesquisas dos professores Ticunas em aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas, Como era a várzea antigamente, O que os moradores dizem sobre a escassez atual, História do problema da caça, Sobre o manejo da madeira, O problema da pesca, Outros produtos coletados nas várzeas, Bons exemplos, O calendário da natureza, O movimento da várzea, Os tipos de ambiente na várzea, A diversidade das roças na várzea, A Escola Ticuna e a conservação das várzeas, além do anexo com a Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
Os ticunas formam a etnia mais numerosa da Amazônia, em torno de 35 mil índios, sendo que mais de 400 professores ticunas lecionam em 110 escolas bilíngües para cerca de 17 mil alunos de ensino fundamental e médio.
O ProVárzea/Ibama é executado pelo Ibama no âmbito do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil que, por sua vez, é uma ação conjunta do governo brasileiro, sociedade civil brasileira e cooperação internacional.
O objetivo geral do ProVárzea/Ibama é estabelecer as bases técnico-científica e política para a conservação e manejo ambientalmente e socialmente sustentáveis dos recursos naturais da várzea da bacia amazônica.
O livro é um dos produtos do subprojeto "Educação Ambiental e Conservação da Várzea em Áreas Indígenas Ticuna do Alto Solimões", executado pela Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngües (OGPTB), com o apoio do ProVárzea/Ibama.
Organizado pela antropóloga Deborah Lima, a publicação é de autoria de Clóves Mariano Fernandes (Tchaitatücü), Nazareno Pereira Cruz (Metchacureicü), Damião Carvalho Neto (Atchigücü), Saturnino Jesuíno Jumbato (Buruecü) e Luciana da Silva (Do'püüna), que contaram com outros professores da OGPTB.
Esses professores visitaram aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas de várzea e terra firme dos municípios de Benjamin Constant, Tabatinga, SP de Olivença, Amarutá e Santo Antônio do Içá, onde realizaram extensas pesquisas e promoveram campanhas de educação ambiental.
Os resultados dessas pesquisas sobre o modo de vida nessas áreas e o estado atual de conservação dos recursos naturais, imprescindíveis para a sobrevivência dessas comunidades, podem ser acompanhados no livro, que também contempla desenhos produzidos por artistas ticunas em oficinas de arte, coordenadas por Jussara Gomes Gruber.
O livro está dividido nos seguintes capítulos:
A várzea, Descrição da pesquisa na comunidade, Relatos das pesquisas dos professores Ticunas em aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas, Como era a várzea antigamente, O que os moradores dizem sobre a escassez atual, História do problema da caça, Sobre o manejo da madeira, O problema da pesca, Outros produtos coletados nas várzeas, Bons exemplos, O calendário da natureza, O movimento da várzea, Os tipos de ambiente na várzea, A diversidade das roças na várzea, A Escola Ticuna e a conservação das várzeas, além do anexo com a Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
Os ticunas formam a etnia mais numerosa da Amazônia, em torno de 35 mil índios, sendo que mais de 400 professores ticunas lecionam em 110 escolas bilíngües para cerca de 17 mil alunos de ensino fundamental e médio.
O ProVárzea/Ibama é executado pelo Ibama no âmbito do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil que, por sua vez, é uma ação conjunta do governo brasileiro, sociedade civil brasileira e cooperação internacional.
O objetivo geral do ProVárzea/Ibama é estabelecer as bases técnico-científica e política para a conservação e manejo ambientalmente e socialmente sustentáveis dos recursos naturais da várzea da bacia amazônica.
The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source