From Indigenous Peoples in Brazil

News

Veja e a Terra Indígena Morro dos Cavalos

14/03/2007

Autor: Maria Inês Ladeira

Fonte: CTI



Entre as diversas investidas contrárias a demarcação da Terra Indígena Morro dos Cavalos, do povo Guarani em Santa Catarina, a matéria veiculada pela Revista Veja (edição 1999 de 14/03/2007) intitulada Made in Paraguai é a mais perniciosa já apresentada, pois multiplicada pela escala da propaganda massiva, desinforma e possivelmente resultará em reações favoráveis e de indignação, todas motivadas, infelizmente, pelas mentiras grosseiramente alardeadas.
Às investidas desqualificadas do repórter não cabem respostas neste momento. Importa informar sobre o desencadeamento dos fatos que antecedem tal matéria. No final de fevereiro de 2007, um repórter da Revista Veja remeteu, via e-mail, uma série de questões tendenciosas à coordenadora do GT de Identificação e Delimitação da TI Morro dos Cavalos, Maria Inês Ladeira antropóloga do CTI Centro de Trabalho Indigenista, questões estas baseadas em informações e documentos deturpadamente interpretados.

Como se pode constatar, a matéria veiculada na revista superou as piores expectativas possíveis, mesclando má qualidade, má fé, deturpação inescrupulosa de fontes, preconceitos raciais e étnicos, além de falsidade deliberada em imputar à antropóloga e coordenadora do GT de Identificação da Terras Indígena, a autoria de atos e afirmações inverídicos. O mais grotesco, porém, se não fosse trágico, é o oportunismo do autor, ao tentar tirar proveito da crítica situação fundiária dos Guarani Kaiowa no Mato Grosso do Sul (que vivem na região de fronteira com o Paraguai), contrapondo-os aos Guarani Mbya e Nhandéva, e a outros povos indígenas citados na matéria. Tal oportunismo está explícito na chamada do artigo: A Funai tenta demarcar área de Santa Catarina para índios paraguaios, enquanto os do Brasil morrem de fome.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source