From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

MPF/PA recomenda à Funai que regularize situação de estudantes indígenas

23/03/2007

Fonte: MPF/PA



Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão quer pagamento de mensalidades em atraso. Programa de auxílio para universitários indígenas existe desde 2006


O Ministério Público Federal no Pará emitiu recomendação à Fundação Nacional do Índio (Funai) para que faça o pagamento imediato das mensalidades atrasadas dos beneficiários do programa de auxílio a universitários indígenas, instituído pela própria Fundação em 2006. A recomendação é uma resposta à denúncia de Angela Amanakwa Kachiuana, da etnia Kaxuyana, que está com as mensalidades de seus cursos técnico e superior atrasadas desde agosto de 2006 por falha da Funai no repasse das verbas.

A Funai admitiu o problema com o programa de auxílio, que no Pará beneficia apenas quatro indígenas mas, mesmo assim, acumula a dívida de R$ 9 mil junto a instituições de ensino superior e técnico, com mensalidades atrasadas desde agosto do ano passado.

"Ao assumir o apoio financeiro dos estudantes, a Funai comprometeu-se com a continuidade na assistência à educação, de forma a garantir a formação integral nos cursos de graduação assumidos, havendo, inclusive de acordo com as informações, disponibilidade orçamentária para o ano de 2006, já encerrado, mas cujas mensalidades permanecem em atraso", registra a recomendação assinada pelo procurador da República Alexandre Silva Soares.

Para o MPF, ao assumir o apoio financeiro, a Funai comprometeu-se em garantir a formação integral nos cursos de graduação. Os estudantes foram selecionados de acordo com várias exigências da própria Fundação não poderiam ter os benefícios interrompidos. A Funai tem prazo de 10 dias úteis a contar do recebimento da recomendação para atendê-la e informar as providências ao MPF. A recomendação não tem valor de ordem judicial mas deve ser observada pelo recomendado para evitar processo.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.